Título: MP cobra o fim da impunidade
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 09/01/2013, Poítica, p. 4

O Ministério Público Federal (MPF) pediu agilidade Tribunal do Júri em Belo Horizonte no julgamento da ação penal contra os acusados de participar da Chacina de Unaí, em 2004. Em ofício enviado ontem ao corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, a coordenadora da Câmara Criminal do MPF, Raquel Dodge, lembrou que o crime está prestes a completar nove anos sem que os denunciados tenham sido julgados. Ela pede que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) viabilize o Tribunal do Júri, por meio do Programa Justiça Plena. Segundo a coordenadora, não há entrave processual no caso e, há seis meses, espera-se que a data do julgamento seja marcada.

Dodge ressaltou que os parentes das vítimas, os colegas de profissão e toda a sociedade civil exigem o julgamento dos acusados pela morte dos fiscais do Trabalho Erastóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva, além do motorista Ailton Pereira de Oliveira. Em 28 de janeiro de 2004, os quatro foram assassinados quando faziam uma fiscalização rural no município de Unaí (MG). Entre os nove acusados pela chacina está o produtor rural Antério Mânica, que foi eleito prefeito da cidade mineira logo após o crime. Mânica é considerado o maior produtor de feijão do país. Desde então, o dia 28 de janeiro é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

Dos nove indiciados, cinco estão presos, mas, até o momento, ninguém foi a julgamento. Em janeiro de 2012, o Ministério Público Federal em Minas Gerais desmembrou o caso, separando do processo os acusados de serem mandantes da chacina — os irmãos Norberto e Antério Mânica, e Hugo Alves Pimenta —, com o objetivo de agilizar o julgamento. O empresário José Alberto Costa é acusado de ter negociado os assassinatos com os pistoleiros. Os quatro estão livres, amparados por habeas corpus. Com foro privilegiado adquirido por ser prefeito, o processo de Antério Mânica foi enviado ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

9 Número de pessoas acusadas de participar da Chacina de Unaí, em 2004