Correio braziliense, n. 20844 , 17/06/2020. Cidades, p.17

 

DF registra 29 mortes em 24 horas

Walder Galvão

17/06/2020

 

 

Capital bateu novo recorde de óbitos provocados pela covid-19. Ao todo, 315 moradores do Distrito Federal perderam a vida para o coronavírus. Ontem, a primeira paciente diagnosticada com a doença voltou para casa após passar 104 dias internada

No dia em que a primeira paciente diagnosticada com coronavírus no Distrito Federal recebeu alta, a Secretaria de Saúde contabilizou 29 mortes provocadas pela covid-19. É a maior quantidade de vítimas da doença registrada em 24 horas na capital, desde o início da pandemia. Ao todo, são 315 óbitos. Além disso, houve mais 1.696 diagnósticos da covid-19, somando 25.379 casos confirmados de coronavírus na capital.

Das mortes contabilizadas ontem, o maior número era de moradores de Ceilândia (9). As outras cidades que tiveram mais de um óbitos foram Plano Piloto (3), São Sebastião (3), Recanto das Emas (2) e Sobradinho (2). Todos tinham mais de 30 anos, sendo que nove estavam com mais de 80 anos, idade considerada de risco para a covid-19. Quatro vítimas não tinham comorbidades — outras patologias que agravam os sintomas do coronavírus. Entre os demais, 20 apresentavam doença cardiovascular.

A Secretaria de Saúde também registrou a morte de um morador de Goiás, que faleceu em uma unidade de saúde da capital. Ao todo, 33 pessoas que viviam em outras unidades da Federação faleceram em hospitais do Distrito Federal.

Ainda segundo a Secretaria, dos óbitos notificados ontem, dois ocorreram na última semana de maio; um, na primeira semana de junho; 17, na segunda semana do mês passado; e 11, esta semana. A última vez que a capital havia contabilizado tantas mortes provocadas pela covid-19 foi em 10 de junho, quando foram registradas 19 vítimas da doença.

Incidência

Apesar da quantidade de mortos e dos diagnósticos, 15.172 pessoas estão recuperadas da covid-19 no DF. Dessa forma, dos casos confirmados, 9.858 são considerados ativos. Segundo monitoramento da Secretaria de Saúde, desses, 54 têm quadro clínico considerado grave; 160, moderado; e 419, leve. Além disso, a quantidade de mulheres (12.697) infectadas ultrapassou a de homens (12.682). Desde o início da pandemia, o público masculino estava à frente no número de ocorrêcias.

Com 3.159 casos, Ceilândia é a região administrativa onde há maior incidência da doença. Em segundo lugar, está o Plano Piloto, com 1.888 infectados, e, em terceiro, Taguatinga, que soma 1.729 diagnósticos.

Alta

Após passar 104 dias internada, a primeira pessoa diagnosticada com o novo coronavírus no Distrito Federal foi para casa. A paciente, uma advogada de 52 anos moradora do Lago Sul, estava hospitalizada desde 4 de março. Ela está recuperada da covid-19 desde 9 de abril, porém, precisou ficar internada para tratamento de outras doenças.

Inicialmente, a advogada deu entrada no Hospital Daher, no Lago Sul, em 4 de março. No dia seguinte, ela recebeu o diagnóstico de que estava com o novo coronavírus. Na madrugada de 6 de março, foi transferida para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade referência no combate à covid-19.

Durante o período de internação, o quadro clínico da paciente chegou a ser considerado gravíssimo, e ela permaneceu a maior parte do tempo na unidade de terapia intensiva (UTI). Em 22 de abril, após ter superado o coronavírus, a paciente foi transferida do Hran para o Hospital Brasília, onde deu continuidade ao tratamento de reabilitação. Em 18 de maio, ela deixou a UTI do Hospital Brasília e foi para o quarto da unidade de saúde, já em bom estado de saúde.

Em fevereiro deste ano, a advogada retornou de uma viagem ao Reino Unido e à Suíça e apresentou sintomas da covid-19. O marido dela, um empresário de 45 anos, também teve o coronavírus, entretanto, não precisou ser hospitalizado. O Governo do Distrito Federal (GDF) acionou a Justiça para garantir que ele cumprisse o isolamento social, uma vez que o homem não estaria seguindo as medidas sanitárias de combate à disseminação do vírus. Acusação que é negada pela defesa da família.

Novos óbitos

» Brazlândia       1

» Ceilândia         9

» Gama                1

» Park Way         1

» Planaltina        1

» Plano Piloto    3

» Recanto das Emas       2

» Riacho Fundo I              1

» Samambaia    1

» Santa Maria    1

» São Sebastião               3

» SCIA/Estrutural                            1

» Sobradinho I  2

» Sol Nascente                 1

» Taguatinga      1