Correio braziliense, n. 20845 , 18/06/2020. Política, p.8

 

Bolsonaro volta a ameaçar o STF

Augusto Fernandes

Ingrid Soares

18/06/2020

 

 

O presidente Jair Bolsonaro até hoje não repudiou o foguetório que seus apoiadores dispararam contra o Supremo Tribunal Federal (STF), no último sábado, mas não levou 24 horas para criticar a Corte por autorizar as operações de terça-feira que miraram seus apoiadores e parlamentares pró-governo. Novamente em tom de ameaça, disse que “está chegando a hora de tudo ser colocado no devido lugar”, mas sem dizer exatamente o que pretende fazer.

Ao reclamar do Supremo pelas redes sociais, quando classificou os mandados de busca e apreensão e quebras de sigilo bancário de políticos próximos a ele como “abusos” e “ataques concretos”, Bolsonaro disse que não poderia “fingir naturalidade diante de tudo que está acontecendo” e contribuir para a destruição da democracia.

O recado chegou ao presidente do STF, Dias Toffoli, durante a cerimônia de posse do ministro das Comunicações, Fábio Faria. Fitando o ministro, Bolsonaro disse que “o povo é que dá o nosso norte, é que nos inspira pela democracia e, acima de tudo, a liberdade”.

Aos apoiadores, o presidente deu a entender que espera o momento para contra-atacar. “Têm abusos acontecendo. Mas, o importante é que as mídias sociais, hoje em dia, mostram a verdade. Brevemente tudo estará resolvido. Pode ter certeza. É igual uma emboscada. Você tem que esperar o cara se aproximar”, observou.

Apesar de garantir que não será o primeiro a “chutar o pau da barraca”, Bolsonaro deixou claro que “eles estão abusando”. “Está a olhos vistos. O ocorrido no dia de ontem (terça-feira), quebrando sigilo de parlamentar, não tem história vista numa democracia, por mais frágil que seja. Está chegando a hora de tudo ser colocado no devido lugar”, bradou.

Houve repercussão entre os parlamentares. Para o deputado federal Fábio Trad (PSD-MS), “o autoritarismo grita e esbraveja, mas quem decide os conflitos é o Poder Judiciário. Portanto, a democracia é que tem que enquadrar o autoritarismo, não o contrário”. Já o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) lembrou que “tudo está no devido lugar”. “Toda vez que um Poder invade a atribuição de outro, ou se inconforma fora das regras democráticas, aí assim as coisas desarrumam”, alertou.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que “não há espaço para bravatas ideológicas absurdas quando são vidas pagando o preço”, afirmou, lembrando que o país vive uma pandemia.

Frase

“Brevemente tudo estará resolvido. Pode ter certeza. É igual uma emboscada. Você tem que esperar o cara se aproximar”

Jair Bolsonaro, presidente da República