Correio braziliense, n. 20847 , 20/06/2020. Política, p.2

 

Weintraub agora causa constrangimento ao Bird

Rosana Hessel

20/06/2020

 

 

PODER » Grupo liderado pelo ex-ministro Rubens Ricupero elabora documento, entregue a países que integram o Banco Mundial, solicitando que rejeitem a indicação do governo Bolsonaro, por considerá-la inadequada e atentar contra a "credibilidade externa" do Brasil

Apesar de ter anunciado, ontem, que estava deixando o Ministério da Educação para ir para Washington ser diretor executivo do Banco Mundial (Bird), Abraham Weintraub pode ter a indicação barrada. Integrantes do banco estão se movimentando para impedir a posse no board de representantes de 189 países que possuem ações da instituição, de acordo com fontes próximas ao organismo multilateral. Para agravar a situação, documento elaborado por grupo liderado pelo diplomata e ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero e pelo empresário Philip Yang alerta para a inadequação da indicação do governo de Jair Bolsonaro.

O manifesto foi remetido aos oito países que, como o Brasil, compõem o constituency. Nada menos que 270 assinaturas, que representam entidades e de personagens com trânsito na economia, na diplomacia e em entidades internacionais de relevo, subscreveram o documento contrário a Weintraub.

Segundo Ricupero, a indicação do ex-ministro da Educação é "um atentado ao pouquíssimo que restava da credibilidade externa do Brasil". Para ele, o atual governo destroçou o patrimônio de soft power acumulado pelo país em décadas de atuação proativa em meio ambiente, direitos humanos, povos indígenas, reforma da ordem internacional. O diplomata salienta que se mantinha ainda "um resquício de competência e seriedade" dos representantes brasileiros em órgãos financeiros mundiais, como o Bird, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

"Com a indicação de indivíduo desqualificado e extremista de direita, até esse resquício desaparece. A única esperança é que os outros países representados pelo diretor do Brasil no Banco Mundial, nossa constituency, como se diz na organização, resistam à absurda indicação. Ou que a própria direção da instituição, por meio de seus mecanismos de defesa de valores de direitos humanos, oponha um veto em nome da decência", cobrou Ricupero, que já foi representante do Brasil nas Nações Unidas e embaixador nos Estados Unidos.

A carta enviada às embaixadas dos países-membros do Bird desaconselha "fortemente" a indicação de Weintraub, e alega os riscos de "danos irreparáveis" que ele causaria aos respectivos países e à instituição. "Em primeiro lugar, a demissão de Weintraub de sua posição é o culminar de um ambiente destrutivo e venenoso que ele inflou em todo o sistema político do Brasil", salienta um trecho do texto remetido aos representantes diplomáticos.

Contradição
A indicação de alguém com perfil ideológico e sem traquejo diplomático, como Weintraub, para o Bird, é uma contradição, sobretudo porque o governo Bolsonaro assumiu uma postura semelhante à dos Estados Unidos, e passou a criticar o multilateralismo e os organismos internacionais –– como, por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS). Não bastasse isso, alguns expoentes do bolsonarismo –– como o ex-ministro da Educação –– fizeram ataques grosseiros à China, "terceiro maior acionista do Banco Mundial e ocupa uma cadeira muito importante na diretoria executiva", conforme destacou a economista Monica de Bolle, pesquisadora sênior do Peterson Institute for International Economics, em Washington. Com o conhecimento de quem trabalhou no FMI e sabe das sutilezas de instituições internacionais como Bird, ela crê que Weintraub "não passará" pelo crivo dos acionistas. Mas, se conseguir, Monica considera que dificilmente permanecerá no cargo depois de 31 de outubro, quando começa a nova gestão por meio de eleição.

Apesar de ser incomum barrarem um nome indicado pelo governo brasileiro, fontes lembram que, antes de assumir, o ex-ministro também precisará ser avaliado pelo Bank Information Center (BIC) para saber se não tem denúncias de racismo no currículo. Esse é outro problema, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu processo para investigar Weintraub por crime de racismo, devido a um tuíte em que debochou da suposta forma de os chineses falarem o português.

Procurado pelo Correio, o Bird informou que recebeu uma comunicação oficial das autoridades brasileiras sobre a indicação de Weintraub. Na confirmação, o Ministério da Economia destacou que Weintraub tem "mais de 20 anos de atuação como executivo no mercado financeiro", atuando como economista-chefe e diretor do Banco Votorantim, além de CEO da Votorantim Corretora no Brasil e da Votorantim Securities nos Estados Unidos e na Inglaterra.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Bolsonaristas já falam em candidatura em SP

Maíra Nunes

Renata Rios

20/06/2020

 

 

Abraham Weintraub foi demitido do Ministério da Educação, está perto de assumir um cargo no Banco Mundial pelo menos até outubro, mas seu voo parece ser mais longo. Nem exonerado da pasta foi ainda, e a base bolsonarista clama para que seja candidato ao governo da São Paulo, em 2022. Nas redes sociais, apoiadores do ex-ministro já publicam #WeintraubGovernadorSP2022, com mensagens elogiosas e que pedem para que ele se candidate a um cargo público.

Se ele vai atender aos clamores dos bolsonaristas e terá a bênção dos próprio presidente da República, é uma incógnita. Mas falando como futuro candidato ele já está. Ontem, ele e seu possível concorrente — caso desista de concorrer ao Palácio do Planalto —, o governador João Doria, trocaram farpas pelas redes sociais.

"O pior ministro da Educação do Brasil se preocupou mais em ofender do que educar. Misto de ideologia e incompetência, a gestão de Weintraub no MEC significou anos de atraso em uma das áreas mais sensíveis para o futuro do país. Vergonhoso", publicou o governador. Weintraub se apressou em rebater:
"Governador Doria, docinho, que delícia! Pegue as compras dos hospitais de São Paulo e compare com os preços dos hospitais universitários do MEC. Respirador, máscara, álcool em gel, pode escolher. Caso tenha um item seu mais barato, uso sapato sem meia e calça apertada sem cueca, para não marcar", ironizou.

Para o cientista político e jurista Rafael Favetti, o primeiro ponto a ser compreendido é que Weintraub é um dos quadros mais aguerridos do bolsonarismo e, portanto, pode se engajar num projeto que conta com, pelo menos, 30% dos votos do país. "O bolsonarismo, hoje, é a maior minoria. Ela é coesa, não só é forte quantitativamente, mas também qualitativamente. Os bolsonaristas são antenados, não saem do celular, defendem o presidente de qualquer crítica", avalia, acrescentando que as polêmicas nas quais se envolve tornam Weintraub mais visível ao eleitorado.

Sucessão
Enquanto Weintraub prepara a mudança para Washington, o MEC vive um período de especulações sobre quem o sucede. E dois nomes estão colocados na disputa.
O secretário nacional de Alfabetização Carlos Francisco de Paula Nadalim aparece como um dos mais cotados. Ex-aluno de Olavo de Carvalho, é o único sobrevivente da linha do ideólogo estabelecida na pasta no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro. É crítico dos métodos de ensino do educador Paulo Freire e defensor do homeschooling, o ensino em casa. Além disso, tem muita proximidade com Weintraub.

O secretário-executivo Antonio Paulo Vogel de Medeiros também tem boas chances. Indicado pelo ex-ministro, ele é formado em Direito e Economia foi secretário-adjunto de Finanças do petista Fernando Haddad, na Prefeitura de São Paulo. Mas, apesar desse desvio à esquerda — na visão dos bolsonaristas —, se reuniu ao menos duas vezes com o presidente, nesta semana.