Correio braziliense, n. 20847 , 20/06/2020. Brasil, p.7

 

Retomada dos jogos vira briga jurídica

20/06/2020

 

 

O Flamengo puxou a fila em um tristonho duelo sem torcida contra o Bangu, no Maracanã, na última quinta-feira, e estabeleceu o retorno das partidas oficiais de futebol no país, após a paralisação dos torneios provocada pela pandemia de coronavírus. No Brasil, o Campeonato Carioca é o primeiro a retomar as atividades. Amanhã, o Vasco entra em campo contra o Macaé, às 16h, em São Januário. Dos quatro clubes de maior expressão no estado, no entanto, Fluminense e Botafogo contestam a volta aos gramados e recorreram ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), solicitando o adiamento dos confrontos.

O alvinegro e o tricolor carioca estão com jogos marcados para segunda-feira, contra Cabofriense e Volta Redonda, respectivamente, conforme definição da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) em arbitral no início da semana. Mas as duas agremiações apelaram à instância nacional, ontem, depois da negativa do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) na quinta-feira. Pedindo mais tempo para treinamento, com reestreias previstas para o início de julho, pois estão sem atividade desde março, os clubes cogitam até mesmo recorrerem à Justiça comum, após esgotarem as esferas desportivas. Hoje, o Botafogo retorna aos treinos; o Fluminense recomeçou ontem.

Antes de decidir sobre a ação, o STJD sugeriu uma audiência de conciliação entre os dois clubes e a Ferj. O primeiro encontro ocorreu ontem à noite, mas sem consenso. Hoje, haverá nova rodada de conversas. Caso não haja acordo, caberá ao presidente do tribunal, Paulo César Salomão, definir sobre a concessão de uma liminar.
Dirigentes de Botafogo e Fluminense argumentam que não podem ser prejudicados por seguirem com rigor as recomendações para evitarem a proliferação do novo coronavírus. Enquanto Flamengo e Vasco anteciparam a retomada dos treinamentos, os outros dois clubes preferiram manter o isolamento dos jogadores. Até ontem, segundo dados do Ministério da Saúde, o estado do Rio de Janeiro acumulava 93.378 infectados pela doença e 8.595 mortes.

"Botafogo e Fluminense querem jogar, mas querem o mínimo de tempo – uma semana, 10 dias – para treinar. Todo mundo entende o Flamengo querer ficar mais forte, mas não dá para entender o motivo de querer enfraquecer os outros. O Flamengo está treinando há 40 dias. A proibição de tempo para Botafogo e Fluminense enfraquece esses times. O Flamengo não precisa disso", reclamou Carlos Augusto Montenegro, membro do comitê gestor de futebol do Botafogo, em entrevista à Fox Sports. "Tem 1.200 pessoas morrendo por dia no país e está todo mundo ignorando isso no futebol carioca. Jogar a 50 metros de um hospital de campanha é falta de respeito", completou, em referência à partida entre Flamengo e Bangu no Maracanã.

Quando anunciou a retomada do futebol na cidade, na última quarta-feira, o prefeito Marcelo Crivella manifestou apoio às posições de Fluminense e Botafogo, e pediu para que os dois clubes fossem atendidos quanto às reestreias em julho, sem punição às agremiações. O apelo do político, no entanto, gerou pouco efeito.

Outros estados
No restante do país, os campeonatos estaduais seguem paralisados. Nesta semana, o governo paulista autorizou os clubes da primeira divisão a retomar as sessões de treinamento a partir do dia 1º de julho. A Federação Paulista de Futebol, no entanto, não gostou do anúncio. A entidade afirmou que a data estabelecida é "distante" e acrescentou que não há "explicação plausível e científica" para a decisão. O retorno do torneio ainda não foi definido.

Em Brasília, o ex-goleiro Paulo Victor Barbosa de Carvalho assumiu, nesta semana, o posto de secretário de Futebol do Governo do Distrito Federal. Aos 63 anos, o paraense radicado na capital do país tem como primeiro desafio a retomada do Candangão. Os oito clubes aguardam a aprovação do protocolo entregue ao governador Ibaneis Rocha e a liberação do chefe do Executivo local para o reinício da competição, em 18 de julho, com a partida atrasada entre Gama e Real. Na sequência, começa a fase de quartas de final no sistema eliminatório até a decisão, em 8 de agosto. Os candidatos ao título são: Gama, Brasiliense, Real Brasília, Formosa, Taguatinga, Capital, Luziânia e Sobradinho.