Correio braziliense, n. 20847 , 20/06/2020. Cidades, p.18

 

Leandro Cruz assume a Secretaria de Educação

Cibele Moreira

20/06/2020

 

 

A poucos dias para a retomada do ano letivo na rede pública de ensino com as aulas a distância, a Secretaria de Educação do Distrito Federal ganha um novo titular. A nomeação de Leandro Cruz Fróes da Silva foi publicada, ontem, em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF). A mudança ocorreu após o ex-secretário da pasta João Pedro Ferraz pedir exoneração por motivos pessoais. O nome de Carolina Petrarca chegou a ser anunciado, mas a advogada declinou o convite. O Correio tentou contato com ela, mas não obteve retorno.

Leandro Cruz atuava como assessor especial para eventos no gabinete do governador Ibaneis Rocha (MDB), cargo que ocupou após deixar a chefia da Secretaria de Esporte e Lazer. Ele assume a pasta da Educação em um período histórico na rede pública de ensino devido à implementação do modelo de aulas não presenciais para todas as séries escolares.
Ao Correio, Cruz afirmou que esse é um grande desafio e que irá encarar com a maior disposição para garantir que todos os estudantes tenham acesso à educação. "Recebi essa missão e aceitei pelo carinho e admiração que tenho pelo governador Ibaneis. Agora, vou tomar fé da situação da pasta para definir quais serão os próximos passos", adiantou.

Natural do Rio de Janeiro, Leandro Cruz, 50 anos, é formado em direito e tem experiência na adminsitração pública. Entre os principais cargos que ocupou, está o de secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, na gestão de Michel Temer, função exercida durante dois anos.

Essa é a terceira troca na titulação da Secretaria de Educação do DF. O primeiro a assumir a pasta, nesta gestão, foi Rafael Parente. Ele ficou no cargo por oito meses e, em agosto do ano passado, anunciou a sua saída da pasta após divergências com o governador em relação às escolas de gestão compartilhada com a Secretaria de Segurança Pública. Parente foi contrário à atuação de policiais militares dentro das unidades de ensino.

Quem ficou no lugar do educador foi o advogado João Pedro Ferraz. Ele implementou o programa Escola em Casa, modelo de ensino que irá permitir que os estudantes da rede pública terminem o ano letivo, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus.

Sobre os planos com o calendário, já definido, e os debates quanto ao retorno das aulas, Leandro Cruz informou que não há nada certo. "Não tenho como dizer agora. Será preciso algum tempo para ter algo concreto", afirmou. Enquanto isso, a preparação para a volta às aulas na plataforma on-line continua.

Ano letivo

Na próxima semana, os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil serão integrados à plataforma em turmas virtuais. Os alunos dos anos finais — 6º ao 9º — e do ensino médio já estão integrados à rede com aulas e atividades com conteúdos. No entanto, a validação do ensino a distância, com aferição de presença, será feita a partir de 29 de junho.