Título: Chefes de Estado mostram solidariedade
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 09/01/2013, Mundo, p. 16

Apesar da ausência de Hugo Chávez, presidente da Venezuela e ideólogo da Revolução Bolivariana, e do pedido contrário da oposição, governantes da esquerda latino-americana anunciaram que estarão amanhã em Caracas, num gesto de solidariedade. Até o fechamento desta edição, nenhuma mudança nas agendas dos presidentes tinha sido anunciada.

O jornal boliviano La Razón confirmou a presença de Evo Morales na capital venezuelana. De acordo com a ministra da Comunicação, Amanda Dávila, o presidente da Bolívia, aceitou o convite da Assembleia Nacional, para celebrar o triunfo de Chávez nas eleições de 7 de outubro passado.

Apoio

Amigo de Chávez, o presidente uruguaio, José Mujica, também confirmou presença na solenidade, em Caracas. O vice-chanceler, Roberto Conde, declarou ao jornal El País, de Montevidéu, que Mujica “expressará o apoio ao governo eleito bolivariano da Venezuela”, apesar de reconhecer a inexistência de uma agenda oficial. “Não há uma comunicação oficial por parte do governo venezuelano sobre o programa de atibidades do dia 10”, disse Conde.

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, preferiu ignorar a data da posse de Chávez para visitar o amigo em Havana. A previsão é de que ela desembarque na capital cubana amanhã. Na semana passada, a primeira-dama do Uruguai, Lucía Topolansky, revelou à imprensa que Mujica foi demovido pelas autoridades cubanas e venezuelanas de viajar à ilha para ver o colega venezuelano. O Equador estará representado na cerimônia em Caracas pelo chanceler, Ricardo Patiño. (RC)