Correio braziliense, n. 20848 , 21/06/2020. Cidades, p.21

 

Oito mortos e 1.336 novos casos

Cibele Moreira

21/06/2020

 

 

O Sistema Carcerário do Distrito Federal registrou, na manhã de ontem, a terceira morte de detento por covid-19. A vítima é um homem de 77 anos que estava internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), desde 11 de março, quando foi testado positivo para o novo coronavírus. A ele, somam-se mais sete óbitos por conta da doença e 1.336 novos casos de infecção.

Por ter comorbidades, entre elas, doença pulmonar crônica e insuficiência cardíaca, o interno precisou de auxílio médico. Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) lamentou o ocorrido e ressaltou que, desde que os primeiros casos de infecção foram detectados no DF, a pasta vem adotando medidas para combater a doença dentro do sistema prisional.

De acordo com a Seap, o trabalho de prevenção e de enfrentamento à covid-19 é realizado de forma alinhada com a Secretaria de Saúde, a Vara de Execuções Penais (VEP/TJDFT) e o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT). Entre as ações desenvolvidas, está a intensificação da assepsia de celas, viaturas, prédios da administração e parte externa dos presídios, além dos exames feitos em internos e agentes e a cração de uma área de isolamento com acompanhamento médico para tratar internos que testaram positivo para o novo coronavírus.

Há, ainda, a previsão da implementação de um hospital de campanha dentro do complexo penitenciário. Segundo informações da Secretaria de Saúde, até o momento, foram contabilizadas 1.059 infecções de detentos no Sistema Penitenciário do Distrito Federal.

24 horas

Além da morte do detento, a capital registrou mais sete óbitos em decorrência da covid-19. Das vítimas, duas residiam em Ceilândia, duas no Guará e as outras três eram moradoras do Recanto das Emas, Santa Maria e Taguatinga. Ao todo, 370 brasilienses perderam a vida para o novo coronavírus. Em relação ao número de casos, o DF contabiliza 32.238 infectados — um aumento de 1.336 novas ocorrências em 24 horas. Os dados são do último boletim epidemiológico divulgado, ontem, pela Secretaria de Saúde.

Entre as regiões administrativas, Ceilândia concentra a maior quantidade de casos confirmados e mortes, são 4.459 diagnosticados e 91 vítimas. O Plano Piloto aparece em seguida, com 2.347 ocorrências da covid-19. Depois, vem Taguatinga, com 2.287 infectados; e Samambaia, com 2.082.

Entre as pessoas que testaram positivo para o coronavírus, 21.232 recuperaram-se da doença — o que representam 66% dos casos regitrados no DF. De acordo com a Secretaria de Saúde, 53 pacientes estão em estado grave e 154, apresentam a forma moderada da infecção. A taxa de ocupação dos leitos reservados para tratamento do novo coronavírus nas unidades de terapia intensiva (UTIs) da rede pública é de 64,2%.