Título: Críticas a Hagel
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 09/01/2013, Mundo, p. 17

A escolha de Chuck Hagel para secretário de Defesa dos EUA, anunciada anteontem pelo presidente Barack Obama, foi recebida positivamente pelo Irã e por Israel. No entanto, o nome do ex-senador republicano deve enfrentar críticas no Senado. Colegas de partido acusam Hagel de ter se colocado em oposição aos interesses de Israel e feito comentários depreciativos sobre o que chamou de “lobby judaico” em Washington. Por outro lado, ele votou várias vezes contra sanções unilaterais propostas pelo EUA ao Irã, cujo programa nuclear é visto como ameaça pelo governo israelense.

Um dos principais jornais de Israel publicou ontem uma entrevista com o vice-ministro de Relações Exteriores do país, Danny Ayalon, que já foi diplomata nos EUA, na qual ele elogiou Hagel. “Eu o encontrei muitas vezes e ele certamente considera Israel um verdadeiro e natural aliado dos EUA”, afirmou.

No Irã, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, disse que seu governo espera que a escolha de Hagel leve a “mudanças práticas” na política externa do governo americano. “Esperamos que Washington se torne respeitador dos direitos das nações”, disse o representante iraniano, citado pelo site iraniano Irib.