Valor econômico, v.21, n.5003, 19/05/2020. Internacional, p. A9

 

Nova vacina experimental têm resultados animadores

19/05/2020

 

 

A empresa de biotecnologia Moderna anunciou ontem o que parecem ser resultados muito positivos do primeiro teste clínico em humanos de sua vacina experimental para a covid-19. A vacina não apenas levou à criação de anticorpos em oito indivíduos humanos, mas também impediu que o vírus causador da covid-19 se replicasse nos pulmões dos ratos.

Mas especialistas alertam que o ritmo no qual vários laboratórios - como a Moderna - estão trabalhando para desenvolver uma vacina contra a covid-19 traz tanto esperança como perigos.

A Moderna disse que oito indivíduos tratados com a vacina em dois níveis de dosagem desenvolveram a mesma concentração de anticorpos no sangue encontrada no soro de pessoas que se recuperaram de infecções por covid-19.

A concentração de anticorpos nos camundongos, que foi suficiente para bloquear o vírus, também foi equivalente à concentração encontrada nos humanos que receberam a vacina.

O anúncio representa os primeiros dados positivos em testes em humanos de uma vacina para a covid-19 e pode aumentar a confiança em todo o mercado de que a indústria farmacêutica poderá disponibilizar uma vacina.

A Moderna disse que a vacina parece ser segura e bem tolerada. Nenhum evento adverso grave foi relatado nesses primeiros testes. Três pacientes que receberam doses mais altas da vacina desenvolveram "sintomas similares a uma gripe" após a segunda dose.

Os dados são preliminares e envolveram poucos participantes. Mas é um sinal bastante positivo da vacina da Moderna. A empresa informou que começará o teste de fase 3 da vacina em julho. Inicialmente, a companhia disse que esperava ter doses prontas para uma autorização de uso emergencial pela Food and Drug Administration (FDA), agência de medicamentos do Departamento de Saúde dos EUA, no fim do ano.

"Estamos realmente emocionados", disse o CEO da Moderna, Stéphane Bancel. "Perdemos mais 800 americanos nas últimas 24 horas, 89 mil mortes até agora. Acreditamos que isso [a covid-19] voltará no fim do ano. Já estamos correndo contra o tempo, por isso estamos super felizes."

A vacina experimental da Moderna está entre os projetos mais avançados do programa de desenvolvimento acelerado para uma vacina contra a covid-19. A Moderna usa uma abordagem ainda não comprovada. Sua vacina é feita de RNA mensageiro e até agora nenhuma vacina de RNA foi aprovada pela FDA.

A empolgação com a vacina elevou as ações da Moderna em até 20% ontem. No entanto, ainda há um caminho a percorrer antes que a vacina Moderna possa obter aprovação de emergência da FDA. Um estudo de fase 2 está nos últimos dias da revisão ética, segundo Bancel.

Para que a vacina experimental da Moderna seja bem sucedida, os próximos testes terão de demonstrar que ela mantém as pessoas protegidas da covid-19 por um período prolongado e que a sua proteção é substancialmente maior do que qualquer efeito colateral que possa causar. A exigências são especialmente altas para vacinas, porque elas são aplicadas em pessoas saudáveis e a vacina da covid-19, em particular, pode ser dada a bilhões de pessoas saudáveis. Apesar da compreensível pressão para acelerar o desenvolvimento da vacina, especialistas alertam que algumas partes do processo não podem simplesmente ser apressadas.

Fundada em 2010, até agora a Moderna nunca colocou um produto no mercado ou teve qualquer um de seus candidatos anteriores a vacina para outras doenças aprovados para uso pela FDA. Também nenhuma vacina em desenvolvimento pelo laboratório chegou até a terceira e última fase de um teste clínico.