O Estado de São Paulo, n.46228, 12/05/2020. Economia, p.B3

 

Pandemia pode derrubar nota do País

Douglas Gravas

12/05/2020

 

 

Agências de classificação avaliam que efeitos da covid-19 e ruído político devem adiar retorno do rating do Brasil a grau de investimento

Portas fechadas. Para analistas das agências, País precisa provar que recursos para combater crise foram bem aplicados

O Brasil não deve ter uma melhora em sua nota de classificação de risco dada pelas agências internacionais nem em 2021 e a classificação do País pode até cair, com a deterioração econômica e os ruídos de uma crise política, que podem afetar a capacidade do governo em ajustar as contas públicas e implementar a agenda de reformas depois da pandemia da covid-19.

O Brasil conquistou o grau de investimento dado pelas agências Fitch, Standard & Poor’s (S&P) e Moody’s pela primeira vez em 2008. Mas perdeu o selo de bom pagador sete anos depois, com a crise política e o início da recessão. No começo deste ano, parecia que o rating do Brasil iria subir, ainda que abaixo do grau de investimento.

Com a crise causada pela covid-19, que chegou ao País enquanto a economia tentava superar o baixo crescimento e a crise política entre o governo do presidente Jair Bolsonaro e os demais Poderes escalava, o cenário mudou radicalmente.

Na última terça-feira, a agência Fitch revisou para “negativa” a perspectiva para a nota de crédito soberano do País, pela “deterioração das perspectivas econômicas e fiscais e os riscos negativos de renovada incerteza política, incluindo tensões entre o Executivo e o Congresso, e incerteza sobre a duração e a intensidade da pandemia”, aponta a nota da agência.

A Fitch revisou a perspectiva para a nota e manteve a classificação do Brasil em “BB-”. A S&P também atribui ao País nota “BB-”, e a Moody’s o classifica em “Ba2” – todas as notas abaixo do grau de investimento.

No mês passado, o Indicador de Incerteza da Economia (IIE) da Fundação Getulio Vargas (FGV) bateu em 210,5 pontos, o nível mais alto da série histórica, e já tinha subido 95 pontos desde fevereiro. Antes disso, o ponto mais alto havia sido atingido justamente quando a Standard and Poor’s retirou o grau de investimento do Brasil, em setembro de 2015.

Incertezas. Segundo a analista de ratings soberanos para a S&P Livia Honsel, a pandemia tornou mais difícil a aprovação de reformas. “Em dezembro, havia a probabilidade de melhora na nota do Brasil, com base em uma redução do déficit. Agora, nesse contexto tão complexo, é difícil que o rating do Brasil melhore no ano que vem.”

Ela lembra, que apesar de as agências não opinarem sobre a forma como cada governo lida com a crise do novo coronavírus, a avaliação de risco do Brasil inclui questões políticas, como as dificuldades para o País avançar nas reformas, causadas por divisões no Congresso ou oposição entre os Poderes.

“Como em outros países, os impactos da pandemia na economia e na performance fiscal do Brasil serão graves”, diz Samar Maziad, vice-presidente e principal analista para o Brasil da Moody’s. “Esperamos uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) de mais de 5% este ano. E tudo vai depender do quanto o governo será capaz de voltar ao caminho da consolidação fiscal no ano que vem.”

Segundo Maziad, um ponto importante para definir a imagem que o Brasil terá perante os investidores internacionais será como o País vai conseguir aplicar os recursos usados para conter os efeitos da crise. “Ainda vai ser preciso avaliar a efetividade das medidas que estão sendo aplicadas agora”, diz.

Nota em risco

“Em dezembro, tinha probabilidade de melhora na nota do Brasil, com base em uma redução do déficit. Agora, neste contexto mundial tão complexo, é difícil que o rating do Brasil melhore no ano que vem.”

Livia Honsel

ANALISTA DE RATINGS PARA A S&P