O globo, n.31711, 02/06/2020. País, p.6

 

Ferramenta alerta 20 vezes sobre perfis suspeitos em hashtag

João Paulo Saconi

02/06/2020

 

 

Criada para aglutinar apoiadores de Jair Bolsonaro no Twitter, a hashtag #Somos57Milhões (uma referência à quantidade de votos conquistados pelo presidente nas eleições de 2018) foi sinalizada 20 vezes como possível alvo da ação de robôs no Twitter.

Os alertas foram emitidos pela ferramenta americana Bot Sentinel, especializada em rastrear operações de contas não autênticas com o objetivo de turbinar tópicos específicos na rede social. O serviço informa que seu índice de confiança é de 95%.

O principal alerta foi emitido às 14h do último domingo, mostrando que a Bot Sentinel havia identificado ao menos 664 publicações no Twitter com ah ashtagf eitas por contas com traços robotizados. Após o meio-dia de domingo, Bolsonaro se reuniu com apoiadores na Praça dos Três Poderes, em Brasília, onde participou de uma manifestação prógoverno que tinha também demandas antidemocráticas. Ele andou de helicóptero e a cavaloe depois compartilhou imagens na internet.

A hashtag foi encampada por usuários bolsonaristas do Twitter no final de semana, depois que o economista Eduardo Moreira, cujo perfil tem influência entre opositores do presidente no debate político online, lançou a hashtag #Somos70Porcento para reunir oposição a Bolsonaro. A base fiel do presidente, conforme vem demonstrando a série estatística de popularidade do Instituto Datafolha, tem se mantido em cerca de 30% da população.

Além de contas com funcionamento automatizado, a hashtag #Somos57Milhões circulou apoiada na influência de aliados do Palácio do Planalto. A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), por exemplo, foi umadas que a utiliza ramem publicações, assim como Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente.