O globo, n.31711, 02/06/2020. País, p. 8

 

Movimentos pró democracia reúnem juristas e políticos

Sérgio Roxo

Dimitrius Dantas

02/06/2020

 

 

Dois manifestos lançados no último final de semana têm a defesa da democracia como principal bandeira. Publicado no sábado, o primeiro deles, denominado “Estamos Juntos”, agrega artistas e políticos da esquerda à direita que exigem que autoridades exerçam seu papel diante da crise sanitária, política e econômica que atinge o país. O segundo manifesto, lançado no domingo e denominado “Basta!”, reúne profissionais do Direito de diferentes campos ideológicos.

A intenção do Estamos Juntos, segundo os organizados, é aglutinar personalidade e cidadãos de diferentes setores da sociedade e matizes ideológicos em defesa das instituições e contra um golpe contra a democracia. Do mundo político, assinam o manifesto, entre outros, Marcelo Freixo, Fernando Henrique Cardoso, Guilherme Boulos e Armínio Fraga.

Já entre os signatários do Basta! estão, por exemplo, o ex-governador paulista Claudio Lembo, que foi da Arena (partido da situação na época da ditadura militar) e PFL, e Sergio Renault, que trabalhou no governo Lula e foi responsável por conduzira Reformado Judiciário no governo Fernando Henrique Cardoso.

Segundo Renault, o ponto principal doma nifes toé a união de profissionais do Direito com diferentes visões em torno de um ponto em comum: a denúncia contra o autoritarismo do presidente Bolsonaro.

— Temos um universo de 700 profissionais do Direito e mais de 25 mil pessoas assinando no site. Nós achamos que é fundamental mostrar que não é um movimento partidário, que não tem viés ideológico.

Ainda segundo o advogado, o que une os signatários dos manifesto sé a defesa do Estado Democrático de Direito:

—Esse é o ponto que une esse universo de profissionais, que pensam diferente em muitas coisas mas não em relação a isso.

Para Renault, os juristas criaram o manifesto porque enxergam na conjuntura brasileira atual um perigo que não viam em outros momentos de suas trajetórias.