Título: Dólar fecha a R$ 2,051
Autor: Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 27/12/2012, Economia, p. 11

Em mais um dia marcado por forte atuação do Banco Central no mercado de câmbio, o dólar encerrou, ontem, com a maior queda (-1,12%) em quase seis meses, retornando ao patamar de R$ 2,050. Foi também o seu menor nível de fechamento desde 9 de novembro. A autoridade monetária realizou, pela manhã, dois leilões de swap cambial tradicional, que equivalem à venda de dólares no mercado futuro.

No total, o BC negociou 37 mil contratos — após ofertar até 40 mil em cada operação —, todos com vencimento para 1º de fevereiro de 2013, não há outros vencimentos de swap para o mês em questão. Mais cedo, o BC já havia feito um leilão de venda de dólares com compromisso de recompra, além de ter anunciado no fim da tarde que realizará um outro leilão desse tipo hoje.

Operadores avaliam que a autoridade monetária intensificou a sua atuação com receio de um impacto mais forte do câmbio nos preços. A inflação ainda se encontra em patamares elevados, e há fatores que podem pressioná-la mais em 2013, como um reajuste nos preços dos combustíveis. A trajetória do câmbio e as avaliações sobre aumento das preocupações do BC com a inflação acabaram refletidas também no mercado de juros futuros, com os contratos em queda.