O globo, n. 31714, 05/06/2020. País, p. 6

 

MPF pede arquivamento de inquérito contra Adélio

Bela Megale

05/06/2020

 

 

Procuradoria quer que investigação contra autor de facada em Bolsonaro seja provisoriamente paralisada até decisão do STF

 O Ministério Público Federal (MPF) apresentou um parecer favorável ao arquivamento provisório do segundo inquérito que apurou a facada dada no presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018. A Polícia Federal apresentou no mês passado um relatório sobre o caso no qual afirma novamente que Adélio Bispo, o autor do atentado, agiu sozinho. Na manifestação enviada à Justiça Federal em Juiz de Fora, o MPF concluiu que Adélio concebeu, planejou e executou sozinho o atentado.

Apesar das conclusões do inquérito apontarem que Adélio agiu sozinho, o pedido de arquivamento é provisório em razão de diligências que dependem de uma posição do Supremo Tribunal Federal (STF). Os investigadores aguardam a Corte decidir se a perícia do celular e de dados bancários e fiscais de Zanone Manuel de Oliveira, o advogado do autor da facada, pode ser feita pela PF no âmbito dessa investigação. Se o pedido for atendido, o caso fica paralisado até o Supremo decidir sobre as diligências envolvendo a defesa de Adélio.

O objetivo dos investigadores com a análise do material é saber se o advogado foi pago para atender Adélio e por quem. Para o MPF, resta a identificação da origem dos honorários pagos para a defesa, que não foi contratada pelo próprio acusado nem por seus familiares.

“Nesta investigação, também não há suspeita de participação dos advogados na infração penal. E a identificação da origem dos honorários alegadamente contratados faz-se igualmente necessária à completa elucidação do fato. Trata-se da linha de investigação ainda pendente, em coerência com a orientação de exaurimento de todas as hipóteses cogitadas”, conclui a manifestação.