Título: Disputa na China
Autor: Pedreira, Vinícius ;
Fonte: Correio Braziliense, 27/12/2012, Mundo, p. 17

Shinzo Abe, 58, que assume seu segundo mandato como primeiro-ministro do Japão, é originário de uma família respeitada de políticos. É neto do ex-primeiro-ministro Nobosuke Kishi e filho do ex-chanceler Shintaro Abe. Em 1977, graduou-se em ciência política pela Universidade Seikei e depois estudou política na Universidade do Sul da Califórnia. Exerceu seu primeiro mandato como parlamentar em 1993, quando tornou-se vice-secretário de Gabinete e assumiu o cargo de secretário-geral do PLD em 2003.

Sua primeira passagem pelo comando do Japão ocorreu entre 2006 e 2007, após o fim do mandado de Junichiro Koizumi (2001-2006). Tornou-se, nessa época, o premiê japonês mais jovem desde a Segunda Guerra Mundial. Durante o mandato, apoiou uma lei que obriga o ensino de patriotismo nas escolas. No entanto, o primeiro período de Abe no poder foi marcado por escândalos de corrupção e problemas de saúde, que motivaram sua saída.

Na diplomacia, ganhou a reputação de ser firme, principalmente por suas políticas em relação à Coreia do Norte. Sobre a situação territorial mais delicada que terá pela frente no governo (as ilhas Senkaku, na China Oriental), afirma que o Japão não cederá nenhum milímetro de território ao país vizinho.