O globo, n. 31708, 30/05/2020. Opinião, p. 2

 

Governo Bolsonaro é de minoria

30/05/2020

 

 

Eleito com 39% dos votos totais, presidente perde apoio, entre outros fatores, pela epidemia
Carregado em saguões de aeroportos por militantes que o recepcionavam com gritos de"mito ", o pré-candidato JairBol sonar o parecias ermais um desses exóticos concorrentes ao Planalto. Mas ganhou o segundo turno em 2018, coma ajudada rejeição ao PT e da incapacidade do centro,à direita eà esquerda, de encontrar um nome que enfrentasse um populismo de extrema direi taque também avançava em outros países. U mano e cinco meses de poder depois,Bol sonar o continuas endo apoiado por aqueles fanáticos que o carregavam nos ombros, eque estão no grupo de um terço do eleitorado que se mantém fiel ao presidente, apesar de todas as crises.

Pesquisa do Datafolha apurada na segunda e terça-feira, publicada ontem na "Folha de S. Paulo", tem leitura próBolsonaro e contra. A favorável chama a atenção para a solidez deste apoio de 33%, já verificada na sondagem anterior; a preocupante para o bolsonarismo é que o seu presidente, com 43% de avaliação negativa, jáéo inquilino do Planalto mais mal avaliado desde a redemocratização, comum ano emeio de governo — entre Collor, Fernando Henrique, Lula e Dilma.

Nada impede ques e recupere. Masa radicalização e os modos fora de padrão de Bolsonaro não parecem ser o melhor caminho. A pesquisa foi feita depois da divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, cuja trilha sonora está pontilhada de palavrões e gritos do presidente. Há uma correlação direta entre a piorana avaliação presidencial e aquelas cenas. Dos entrevistados, 55% assistiram ao vídeo, e destes, 53% consideraram "ruim ou péssimo" o governo, dez pontos percentuais acima do resultado geral da sondagem.

(...)

Com estes 33% de apoio firme, pelo menos até agora, o bolsonarismo curiosamente repete o lulopetismo, que nos piores momentos das revelações de suas traficâncias na corrupção mantinha um terço do eleitorado fiel. Coincidências entre pontos extremos do campo ideológico.

O bolsonarismo, que chegou ao Planalto com votos das faixas mais abonadas da população, começa a ser um pouco mais bem-visto entre os de renda baixa, ajudado pelo abono de emergência. Mas nada significante. A ver se o governo tentará fazer do auxílio, guardadas as diferenças, o que o Bolsa Família é para o lulopetismo desde sua criação. Seria fiscalmente desastroso. Neste ano emeio de governo, Bolso na rose firma como governo de uma minoria. Se formos levar em conta os números totais da eleição de 2018, considerando os votos brancos, nulos e abstenções, o presidente foi eleito com 39,3% dos votos totais. Mas 55,1% dos válidos, e ganhou a faixa presidencial.