Título: Chefes de Estado buscam informações em Havana
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 13/01/2013, Mundo, p. 16

Aliados do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e seu herdeiro político, o vice Nicolás Maduro, voltaram a se reunir ontem em Havana, onde está internado o líder bolivariano desde 11 de dezembro, quando foi submetido à quarta cirurgia em sua batalha contra o câncer. Maduro desembarcou ainda na sexta-feira na ilha e, ontem, manteve encontro com o presidente de Cuba, Raúl Castro. O líder cubano e seu irmão Fidel já haviam se reunido com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

Desde a internação de Chávez, a capital cubana agita-se com a sequência de visitas de líderes e autoridades da região em busca de informações sobre a saúde do presidente. Assim como Cristina, o presidente do Peru, Ollanta Humala, viajou à ilha na sexta-feira. Uma reunião entre Maduro e os dois presidentes estava programada para ontem. Na semana passada, o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, esteve em Havana a pedido da presidente brasileira, Dilma Rousseff.

A indicação de Maduro como sucessor de Chávez teve total apoio dos irmãos Castros. Ontem, segundo o jornal oficial Granma, Raúl reiterou solidariedade com a “Revolução Bolivariana e seu líder, nas atuais circunstâncias, e manifestou sua confiança na capacidade do povo venezuelano e em suas instituições para enfrentar e vencer qualquer desafio”. Essa foi a segunda vez que Maduro foi a Cuba para ver o mandatário. Nenhuma informação sobre a saúde de Chávez, porém, foi divulgada.

No encontro com Cristina Kirchner, os irmãos Castros conversaram sobre as relações bilaterais, além de outros “temas da atualidade regional e internacional”. A reunião, na tarde de sexta-feira na residência de Fidel, foi registrada e teve as fotos divulgadas pela imprensa do país. O líder de 86 anos não aparecia em público desde outubro passado.