Correio braziliense, n. 20864 , 07/07/2020. Saúde, p.14

 

Pandemia impacta no tratamento anti-HIV

07/07/2020

 

 

A pandemia da covid-19 está colocando em risco o tratamento de ao menos um terço dos soropositivos, alertou ontem a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a agência, 24 países relataram ter um estoque criticamente baixo de medicamentos antirretrovirais (ARV) ou estar interrompendo o fornecimento das drogas a pacientes. Juntos, esses países ofereceram o tratamento com ARV a 8,3 milhões de pessoas no ano passado — o equivalente a 33% dos pacientes com HIV no mundo.

A pesquisa ocorreu após uma previsão, feita em maio, de que a interrupção no acesso a esses medicamentos durante seis meses poderia levar ao dobro nas mortes por Aids na África Subsaariana, neste ano. “Essas descobertas são muito preocupantes. Países e seus parceiros precisam fazer tudo que puderem para garantir a quem precisa o acesso ao tratamento contra o HIV. Não podemos permitir que a pandemia da covid-19 desfaça todas as conquistas na resposta global a essa doença”, alertou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Ao todo, a agência recebeu comunicado de 73 países reportando que estão em risco de ficar sem os medicamentos em razão da crise sanitária causada pelo novo coronavírus. Os principais obstáculos apontados foram descumprimento de prazo de entrega pelos fornecedores, desligamento dos serviços de transporte terrestre e aéreo e acesso limitado aos serviços de saúde. Devido à pandemia, a agência de saúde das Nações Unidas orienta os países a prescreverem os medicamentos por períodos mais longos — de até seis meses. Até o momento, 129 adotaram essa política.

Também divulgado ontem, um levantamento feita pela OMS mostra que as novas infecções por HIV caíram 39% entre 2000 e 2019. As mortes relacionadas ao vírus reduziram 51% no mesmo período, e cerca de 15 milhões de vidas foram salvas com o uso de ARV. A agência, porém, alerta que, nos últimos anos, o ritmo dos avanços tem diminuído. Em 2018 e 2019, o número anual de novas infecções atingiu 1,7 milhão e houve redução modesta nos óbitos relacionado ao HIV, de 730 mil para 690 mil.

33%

Dos pacientes soropositivos tratados com antirretrovirais vivem em países com estoque criticamente baixo desses medicamentos ou que estão interrompendo o fornecimento das drogas