O Estado de São Paulo, n.46243, 27/05/2020. Metrópole, p.A13

 

Bolsonaro volta a criticar isolamento e economia parada

Vinícius Valfré

27/05/2020

 

 

O presidente Jair Bolsonaro voltou a se posicionar contra as medidas de isolamento social para combater o novo coronavírus. Em entrevista ontem à noite, o presidente afirmou que não dá mais para a economia continuar fechada.

“Sabemos que devemos nos preocupar com o vírus, em especial os mais idosos, quem tem doenças, quem é fraco, mas (sem) essa de fechar a economia. Setenta dias a economia fechada. Até quando isso vai durar?”, questionou o presidente, que não fazia uso da máscara, item obrigatório em todo o Distrito Federal. “Nós vamos enfrentar isso daí, eu lamento. Estou com 65 anos de idade, eu estou no grupo de risco.”

Desde o início da pandemia, Bolsonaro já afirmou que a doença que matou quase 350 mil pessoas no mundo até agora, é uma "gripezinha" e respondeu com um "e daí?" ao questionamento de um jornalista sobre o crescente número de mortes no País.

Dois ministros da Saúde pediram demissão por discordar de suas ordens para o combate à pandemia. O presidente tem ainda insistido para que haja uma flexibilização das regras de isolamento social impostas pelos governadores.