Título: Sob o poder das presidências
Autor: Correia , Karla
Fonte: Correio Braziliense, 14/01/2013, Política, p. 4

Deputados e senadores se reunirão em fevereiro para escolher os presidentes das duas Casas. O poder que as cadeiras concentram vai além da linha sucessória presidencial, na qual os presidentes da Câmara e do Senado ocupam o terceiro e o quarto lugar, respectivamente. Sob o comando dos postos, estão estruturas com orçamento superior ao de 90% dos municípios brasileiros, onde circulam cerca de 20 mil pessoas por dia, entre parlamentares, assessores, funcionários, lobistas, e visitantes de toda ordem. Gabinetes, plenários, restaurantes, bibliotecas, postos médicos e lojas se misturam em um mosaico que, somadas as duas Casas, custou R$ 14,4 mil por minuto em 2012, segundo o orçamento do ano passado. Abaixo, uma radiografia da cidade chamada Congresso Nacional:

Candidato alvo de denúncias

A semana começa no Congresso na expectativa de uma manifestação pública do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves. Candidato favorito à presidência da Casa, ele foi alvo de denúncias no fim de semana. A revista Veja publicou reportagem em que acusa o deputado de usar a verba de gabinete para contratar uma empresa fantasma ligada ao ex-assessor do partido César Cunha.

Já o jornal Folha de S.Paulo denuncia a destinação de emendas parlamentares à empresa de Aluizio Dutra de Almeida, assessor do deputado. Henrique negou as acusações, mas parlamentares esperam que ele se explique. "É o mínimo que temos de esperar de quem é candidato à presidência", afirma o presidente do PPS, deputado Roberto Freire.