Título: A escolha dos escudeiros
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 07/01/2013, Política, p. 2

Cada um dos viajantes de 2013 adotou uma turma de escudeiros e parceiros para que o ano dê certo politicamente. Protagonistas do cenário político, eles escolheram aliados para planejar os discursos e com quem firmarão alianças no ano pré-eleitoral.

A presidente Dilma Rousseff espera que os empresários tenham mais confiança no país e aumentem os investimentos. Além das viagens para inaugurações, ela deve participar de longas reuniões para acelerar as concessões de portos, aeroportos, ferrovias e rodovias. Aliados de Dilma preveem um ano de cobranças. O receio é de que os pacotes de infraestrutura se transformem em um conjunto de boas ideias e nada mais.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) reuniu a turma de economistas que ajudou na elaboração do Plano Real — Edmar Bacha, Pedro Malan e Pérsio Arida, além do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga — para montar um modelo econômico alternativo ao projeto petista. O aval para os encontros foi dado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que fez questão de participar de boa parte deles.

Lula está elaborando seu roteiro de viagens com o PT. A ideia é fazer uma grande radiografia da situação do país após os oito anos em que ele ocupou o Palácio do Planalto. "Ele conhece o Brasil de antes, agora vai medir como o país evoluiu", disse Devanir.

Almoço com governadores Em férias na Base Naval de Aratu, em Salvador, a presidente Dilma Rousseff recebeu os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e da Bahia, Jaques Wagner (PT), para um almoço durante o fim de semana. O teor das conversas não foi divulgado, mas fontes do governo baiano contaram que foram informais, tratando de amenidades. Depois da refeição em família, realizada no sábado à tarde, os três tiveram uma longa conversa sobre política e economia. Os governadores chegaram ao local de helicóptero e estavam acompanhados das mulheres. A filha, o genro, o neto e a mãe de Dilma também participaram do encontro, que só terminou à noite.