O Estado de São Paulo, n.46248, 01/06/2020. Política, p.A5

 

Azevedo sobrevoa ato em Brasília com Bolsonaro

Rafael Moraes Moura

Dida Sampaio

Camila Turtelli

Idiana Tomazelli

01/06/2020

 

 

Acompanhado de ministro da Defesa, presidente faz voo de helicóptero durante manifestação que critica decisões do Supremo

De cima. A bordo de um helicóptero, Bolsonaro acena para apoiadores que se manifestavam a favor de intervenção militar e contra o STF, ao lado do ministro da Defesa, Fernando Azevedo

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, sobrevoou na manhã de ontem ao lado do presidente Jair Bolsonaro, uma manifestação de apoiadores do chefe do Executivo marcada por faixas contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e a favor de intervenção militar.

Procurada, a Defesa não explicou a razão de o ministro ter acompanhado o presidente no sobrevoo nem o uso do helicóptero camuflado. Azevedo foi assessor especial do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, antes de assumir um cargo no primeiro escalão do governo Bolsonaro.

Com a escalada da crise institucional, manifestações próBolsonaro têm ocorrido praticamente todos os fins de semana em Brasília, estimuladas pelo presidente e seus filhos parlamentares. Foi numa dessas ocasiões que o presidente disse que o governo contava com o apoio das Forças Armadas, o que levou Azevedo a divulgar uma nota para afirmar o compromisso dos oficiais com a democracia.

Não é a primeira vez que militares acompanham Bolsonaro nesse tipo de atos com agenda pela intervenção no STF e o fechamento do Congresso. O ministro-chefe da Secretaria de governo, general da ativa Luiz Eduardo Ramos, e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, já caminharam ao lado de Bolsonaro em protestos dessa natureza.

Sem usar máscaras e cumprimentando apoiadores, Bolsonaro montou em um cavalo depois de se dirigir aos presentes. Alguns manifestantes empunharam uma faixa pedindo “intervenção militar”. Antes da chegada de Bolsonaro, um grupo entoou gritos de ordem contra o Supremo em frente à sede da Corte. “STF, preste atenção, sua toga vai virar pano de chão”, diziam. Também havia faixas com os dizeres “abaixo à ditadura do STF”. Bolsonaro estava acompanhado do filho e senador Flávio Bolsonaro.

O STF também foi alvo, anteontem à noite, de um protesto organizado pelo grupo bolsonarista ‘300 pelo Brasil’, liderado pela ativista Sara Winter, que é alvo do inquérito das fake news aberto pela Corte. O grupo carregava tochas acesas, e algumas pessoas vestiam máscaras de personagens de filmes de terror cobrindo todo o rosto.