Título: Fed se manterá ativo
Autor: Bancillon, Deco
Fonte: Correio Braziliense, 04/01/2013, Economia, p. 8

O Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, deu ontem sinais de que manterá firme a compra de ativos de instituições financeiras para injetar mais recursos na economia norte-americana, apesar da preocupação interna crescente em relação aos riscos dessa política. A ata da reunião de dezembro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) mostrou crescente reticência em relação ao forte aumento patrimonial de US$ 2,9 trilhões do banco, em resposta à crise provocada pelo estouro da bolha imobiliária e à recessão de 2007 a 2009.

“Vários (membros do Fomc) acharam que seria apropriado reduzir ou interromper a compra de ativos bem antes do fim de 2013, citando preocupações com a estabilidade financeira ou o tamanho do balanço do banco”, afirmou o documento do Fomc. Ainda assim, o Fed continuará atuando nos próximos meses, pois já informou que fará injeções mensais de até US$ 85 bilhões na economia ao retirar papéis podres dos caixas dos bancos e substituí-los por títulos de emissão do Tesouro dos EUA.

Os integrantes do BC norte-americano concordaram, em geral, que as perspectivas para o mercado de trabalho não devem melhorar sem um impulso da autoridade monetária. A maior economia do mundo expandiu-se respeitáveis 3,1% no terceiro trimestre de 2012 em base anualizada, mas o crescimento deve ter perdido força drasticamente, para pouco mais de 1%, nos últimos três meses do ano.