Título: País bate recorde na venda de automóveis
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Fonte: Correio Braziliense, 04/01/2013, Economia, p. 9

As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil avançaram 4,65% no ano passado, atingindo o recorde de 3,802 milhões de unidades, informou ontem a Fenabrave, associação que representa as concessionárias de veículos. Para 2013, as projeções da entidade apontam crescimento de cerca de 3,5% na comercialização, o que significa que 3,934 milhões de automotivos novos chegarão ao mercado.

O destaque deve ser o segmento de caminhões, cujas vendas recuaram 20% este ano, mas que têm previsão de alta de 16% nas vendas, podendo chegar a 160 mil unidades comercializadas. “O cenário não é róseo, os três primeiros meses do ano são difíceis, mas a expectativa está atrelada a um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3% em 2013”, disse o presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti.

Segundo ele, a inflação elevada e o crédito ainda restrito são influências negativas sobre o setor automotivo. A projeção da Fenabrave para o ano está no ponto mais baixo da faixa estimada pela Anfavea, associação que representa as montadoras, que provê elevação de 3,5% a 4,5% nas vendas de veículos novos. Em dezembro, as vendas de veículos subiram 15,26% sobre novembro, somando 359.339 unidades. Na comparação com dezembro de 2011, houve expansão de pouco mais de 3%. O crescimento maior no último mês está relacionado à antecipação de compra provocada pelo fim da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que volta a causar impacto nas tabelas de preços a partir de janeiro.

Líderes de mercado Com 23% do mercado, ou 838,22 mil carrros comercializados em 2012, a Fiat manteve a liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. Foi o melhor ano da montadora desde que chegou ao Brasil, há 36 anos, obtendo alta de 11% sobre 2011. Mas, segundo comunicado da empresa, a Fiat apresentou, em 2012, o pior desempenho na Itália, seu país de origem, em 33 anos. Dados da montadora apontam que foram vendidas 415 mil unidades de veículos na Itália, em um mercado que recuou 30% no ano passado. Mesmo assim, a marca manteve a frente também na participação de mercado naquele país, com 29,6% — alta de 0,2% sobre 2011.

A Volkswagen seguiu na cola da Fiat no Brasil, abocanhando uma fatia de 21,14% das vendas de autos e comerciais leves em 2012, seguida pela General Motors, com 17,68%. Com 293.293 unidades, o Gol foi o automóvel mais vendido no país no período analisado; já o comercial leve mais emplacado foi a picape pequena Fiat Strada, com 117.455 unidades. Mas a líder absoluta entre os motorizados foi a motocicleta Honda CG 150, que teve 379.874 unidades comercializadas. O emplacamento de motos deve atingir 1,7 milhão este ano, com ampliação de 1,3% em relação a 2012.