Título: Novas placas terão as curvas de Niemeyer
Autor: Rodrigues, Gizella
Fonte: Correio Braziliense, 04/01/2013, Cidades, p. 24

Arquitetos criam 26 ícones com desenhos característicos de Brasília. Até 2014, a capital exibirá totens em português, inglês e espanhol perto de pontos turísticos

Turistas, principalmente os estrangeiros, vão ter uma estada mais fácil em Brasília. Em breve, as vias da capital vão ganhar placas voltadas aos visitantes, incluindo informações em inglês e espanhol. Os equipamentos estão sendo desenhados pela mesma equipe que projetou os sinais espalhados pela capital e recentemente reconhecidos como referência pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), onde um tótem integra o acervo e será exposto ao público daqui a dois anos.

A sinalização turística será instalada até a Copa de 2014. Ela prevê placas direcionais e de localização, diferentes do padrão estabelecido pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística e terão as curvas projetadas por Oscar Niemeyer como marca registrada.

O guia, elaborado pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em 2001, traz o modelo de 76 pictogramas que devem ser utilizados para identificar atrativos turísticos naturais, históricos e culturais, esportivos, além de serviços como farmácias, bancos e hotéis.

De acordo com o documento, as igrejas devem ser identificadas por uma construção barroca e os monumentos, por um obelisco. Assim, os arquitetos brasilienses, liderados por Danilo Barbosa, que elaborou o Plano Diretor de Sinalização, em 1976, criaram desenhos típicos dos monumentos de Brasília e representam, por exemplo, a Catedral, a Igrejinha, a Torre de TV Digital, os palácios da Alvorada e do Planalto e o Congresso Nacional.

Os arquitetos criaram 26 ícones. As pontes JK e Costa e Silva ganharam novas representações, assim como o Quartel-General do Exército, a Torre de TV, o Palácio do Itamaraty, da Justiça e do Buriti. O projeto prevê, por exemplo, desenhos diferentes para o Templo da Boa Vontade, a Mesquita Islâmica e o Templo Oriental, todos representados por igrejas barrocas no Guia de Sinalização Turística.

As igrejas mais tradicionais do DF, localizadas na Vila Planalto, em Planaltina, no Paranoá, na Candangolândia e em São Sebastião, continuarão a usar o desenho previsto no manual, assim como os museus, cujo pictograma não foi modificado.

Licitação

Os desenhos serão colocados em totens nos pontos turísticos, com texto em português, inglês e espanhol. O projeto em elaboração prevê 60 placas interpretativas do tipo, que serão instaladas depois de uma licitação pública prevista para ocorrer nos próximos meses. “Estamos concluindo o projeto. Acredito que, até o fim deste ano, é suficiente para a execução do plano”, prevê Barbosa, coordenador do trabalho.

Além das placas interpretativas, o projeto inclui a instalação de cerca de mil equipamentos, o que custará R$ 3 milhões, recursos divididos entre o Ministério do Turismo e a Secretaria de Turismo. Quatrocentos deles serão direcionais ou de identificação de endereço, com orientações escritas em inglês e português, com o fundo marrom e letras brancas no mesmo padrão das demais placas de Brasília (veja ilustração).

O projeto apresenta ainda totens com mapas para pedestres, indicando a localização dos blocos nas superquadras, nos setores hoteleiro e comercial e no Eixo Monumental. Na frente de 15 pontos turísticos, haverá sinalizações de 2,40m de altura e 1,20m de largura com mapa de Brasília, com a localização dos setores e a indicação de pontos de interesse dos turistas.

Design internacional Considerada uma importante peça do design internacional, um totem igual ao instalado na entrequadra comercial 107/108 Sul poderá ser apreciado por visitantes de um dos museus mais importantes do mundo em 2015. A peça faz parte da coleção do museu norte-americano, mas ainda não foi exposta ao público. Ela deve ser exibida com outras obras modernistas brasileiras, em uma mostra prevista para entrar em cartaz daqui a dois anos e que incluirá esboços dos prédios de Oscar Niemeyer em Brasília.