Correio braziliense, n. 20870 , 14/07/2020. Cidades, p.17

 

Aulas presenciais em 31 de agosto

Caroline Cintra

14/07/2020

 

 

EDUCAÇÃO » Secretaria de Educação divulga novo calendário escolar, que começará com a testagem dos educadores da rede pública para a covid-19. As turmas serão divididas pela metade, com alternância semanal em sala de aula até o fim do ano letivo, em janeiro

O primeiro grupo de estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal retornará às aulas presenciais em 31 de agosto. O novo calendário foi divulgado ontem pela Secretaria de Educação e começará com a testagem dos educadores para a covid-19, entre 3 e 14 de agosto. De acordo com a pasta, o retorno foi planejado para ocorrer de forma segura e gradual. Para manter o distanciamento, metade dos alunos de cada turma irá à escola presencialmente em uma semana, enquanto os demais farão atividades virtuais ou impressas, no caso daqueles que não tiverem acesso. Na semana seguinte, o grupo será invertido. O modelo de alternância seguirá até o fim do ano letivo, em janeiro.

Os primeiros alunos a retornarem serão os da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional, em 31 de agosto. Em 8 de setembro, será a vez do ensino médio. Em 14 de setembro, retornam os estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Em 21 de setembro, voltam os anos iniciais. Para a Educação Infantil, a retomada está marcada para 28 de setembro, enquanto que, para os centros de ensino especial, a Educação Precoce e as classes especiais, as atividades presenciais retornam em 5 de outubro.

Os centros interescolares de línguas e as escolas parque serão os únicos a continuar com atividades exclusivamente remotas. “Tudo foi planejado detalhadamente e tomando todos os cuidados necessários. Nós testaremos os professores, cumpriremos todos os protocolos e teremos uma volta gradual e segura para toda a comunidade da educação. Teremos um retorno do processo educacional, mas de forma segura e absolutamente planejada”, afirmou o secretário de Educação, Leandro Cruz.

Com o novo esquema, não será permitido que os estudantes permaneçam nas escolas por mais de um turno. No colégio, deverão manter os cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como usar máscaras, lavar as mãos com frequência, evitar contato físico, não compartilhar objetos, entre outros. De 17 a 28 de agosto, ocorrerá a ambientação presencial dos profissionais das carreiras magistério e assistência, com formação para os protocolos de segurança nas unidades escolares. Aqueles que pertencem ao grupo de risco não voltarão. Profissionais que apresentarem sintomas da covid-19 também não deverão trabalhar presencialmente.

Aulas em casa

Mais de 470 mil estudantes e 72 mil profissionais de educação cadastraram-se na plataforma Google Sala de Aula, no primeiro dia de retorno ao ano letivo da rede pública. O último balanço do programa Escola em Casa DF registra 2.523.711 acessos, contabilizando, ainda, 600.159 posts de professores e 32.167 de estudantes. O levantamento oficial será divulgado hoje. No 3º ano, Davi Calleb Morais, 8 anos, foi um dos estudantes que usou a plataforma. O padrasto dele, o vigilante Silas Fonseca, 26, aprovou o Google Sala de Aula. A preocupação, segundo ele, são os pais que não têm condições de auxiliar os filhos. Porém, para ele, o formato de aula virtual é melhor do que voltar presencialmente neste momento. “Acho que, neste ano, não tem condições de voltar. Deveria retornar só ano que vem, seguindo todos os protocolos de segurança”, opinou.

Para entrar nas salas virtuais da plataforma, é necessário que o estudante crie um e-mail (com @estudante) e gere uma senha para primeiro acesso, por meio do site www.escolaemcasa.se.df.gov.br. Se encontrar dificuldades em achar a turma, o aluno precisará entrar em contato com a escola para obter um código de acesso.

Novo calendário

3 a 14 de agosto — Testagem dos profissionais da educação para a covid-19

31 de agosto — Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional

8 de setembro — Ensino médio

14 de setembro — Anos finais do ensino fundamental, incluindo a Escola do Parque da Cidade

21 de setembro — Anos iniciais, incluindo a Escola Meninos e Meninas do Parque

28 de setembro — Educação infantil

5 de outubro — Centros de ensino especial

Não retornarão — Os estudantes dos centros interescolares de línguas e as escolas parque serão os únicos continuar com atividades exclusivamente remotas