Título: Taxa extra vai valer em 2014
Autor: Ribas, Sílvio
Fonte: Correio Braziliense, 15/01/2013, Economia, p. 11

Uma medida aprovada em novembro de 2011 vai encarecer — a partir de janeiro de 2014 — as contas de luz de quem conso­me mais eletricidade, toda vez que os reservatórios de sua re­gião estiverem em níveis críticos, como ocorre hoje em todo o país.

Em março, a conta mensal começa a informar sobre as chamadas "bandeiras tarifá­rias", indicando os custos da energia regional no Sistema In­terligado Nacional (SIN). Se­gundo o cronograma da Agên­cia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o período compreendi­do até dezembro servirá para que os consumidores se acos­tumem com a informação an­tes de a medida entrar efetiva­mente em vigor.

Quando os reservatórios es­tiverem cheios e as condições de geração forem favoráveis, a bandeira para a região ficará verde, sem pagamento adicio­nal. A bandeira amarela custa­rá R$ 1,50 para cada 100kWh consumidos. Já para a bandeira vermelha, o valor extra será o dobro: R$ 3 a cada 100kWh usa­dos.

No modelo atual, o repasse do custo da energia térmica só aparece nas revisões tarifárias, e vale da mesma maneira para todos. Com a mudança, os con­sumidores poderão gerenciar o consumo para evitar o paga­mento de adicional mais alto na estiagem.

O Operador Nacional do Sis­tema (ONS) divulgou ontem dados que mostram ligeira me­lhora nos níveis das barragens no Sudeste, Centro-Oeste e Sul, o que pode significar bandeira amarela a esses estados em março. O Nordeste deve conti­nuar sob bandeira vermelha por mais tempo, pois a seca que atinge a região não dá sinais de trégua.