O globo, n. 31695, 17/05/2020. País, p. 4

 

Mourão é isolado após teste de servidor dar positivo

Leandro Prazeres

17/05/2020

 

 

Vice-presidente cancelou agenda até segunda-feira e aguarda resultado de exame, com a mulher, na residência oficial do Jaburu

 O vice-presidente Hamilton Mourão está em regime de isolamento desde a manhã de ontem. Mourão e a mulher estão recolhidos no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente, depois que deu positivo o resultado de um teste de Covid-19 feito por um servidor que esteve com ele. Segundo nota enviada pela Vice-Presidência, Mourão esteve em contato com o funcionário infectado na última quarta-feira. Ele e a mulher já foram submetidos a exames. O vice-presidente cancelou os compromissos oficiais que teria amanhã. Aguardará o resultado dos exames, que deve sair nesta segunda-feira. Na última semana, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a divulgação dos resultados dos três exames para Covid-19 feitos pelo presidente Jair Bolsonaro.

Os documentos foram entregues ao STF pela Advogacia Geral da União (AGU) em processo movido pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, que cobrava o acesso à informação. Nos três exames apresentados pela AGU ao Supremo, Bolsonaro não aparece identificado nos testes feitos nos laboratórios em março deste ano. Nos três foram usados codinomes. O governo alega que preservou a identificação do presidente usando nos exames sua data de nascimento e número da carteira de identidade.

Os nomes, no entanto, eram fictícios. Bolsonaro vinha resistindo a divulgar os resultados, sob alegação de que a informação era de caráter privado. O jornal recorreu à Justiça e obteve uma decisão liminar obrigando a Presidência da República a entregar os documentos. A decisão foi cassada por despacho do Superior Tribunal de Justiça. O jornal apelou ao STF, e o governo decidiu entregar os exames antes de o ministro Lewandowski analisar o mérito do recurso.