Valor econômico, v.21, n.5044, 16/07/2020.Política, p. A15

 

Maia defende teto de gastos mesmo diante de pressões

Carolina Freitas

16/07/2020

 

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu ontem a manutenção do teto dos gastos mesmo diante de pressões para que se flexibilize esse limite para enfrentar a pandemia. “O teto de gastos só pode ser debatido depois que organizarmos a qualidade do gasto público”, afirmou Maia no evento virtual Expert XP. “Só assim podemos criar espaço para investimentos.”

O argumento do deputado é de que é importante discutir o teto de gastos, mas não nesse momento. Para Maia, antes, é necessário organizar os gastos do Estado e se certificar da eficiência dessas despesas. Ele reconheceu que há pressão por aumento de gastos públicos neste momento, mas defendeu que o teto de gastos é uma garantia de que não haverá descontrole e uma forma de evitar piores consequências para a economia.

Maia afirmou que espera avançar neste segundo semestre na discussão sobre a reforma tributária. Explicou que a base para a proposta será a PEC 45. “A reforma tributária é a de Bernard Appy”, afirmou. “Sou otimista com a votação da PEC 45.” A Câmara deve reinstalar amanhã comissão que discute a reforma tributária. Maia posicionou-se contra a criação de impostos. “Não acho que precisamos aumentar imposto para aumentar a arrecadação.”