Título: Delgado pede votos no Recife
Autor: Elói, Cláudia; Moura, Aline
Fonte: Correio Braziliense, 18/01/2013, Política, p. 5

Candidato do PSB ao comando da Câmara encontra-se com o presidente do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que, apesar de liberar a candidatura, disse que não vai interferir na disputa

O deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), candidato à presidência da Câmara dos Deputados, visitou ontem o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), mas saiu do encontro de mãos vazias. A bancada pernambucana, formada por 25 parlamentares, deve mesmo fechar com o candidato Henrique Eduardo Alves (PMDB), que tem o apoio do Palácio do Planalto.

Apenas Gonzaga Patriota (PSB-PE), que acompanhou Júlio Delgado na visita ao estado, deve votar no colega de partido. Ainda assim, Delgado diz que recebeu bandeira branca do governador para percorrer os estados em busca de votos. Mesmo sem o apoio esperado, o deputado mineiro afirmou que a visita foi bastante proveitosa. "Estou extremamente satisfeito pela forma como fui recebido pelo governador. Só em ter permitido que eu participasse dos eventos na cidade já foi muito importante", afirmou.

Segundo o governador e presidente nacional do PSB, a conversa foi amistosa. "Mas disse a ele (Delgado) que não vou interferir no processo. Já fui deputado, sei que esse tipo de interferência não agrada os parlamentares", afirmou Eduardo Campos. Apesar de ser um candidato com apoio minoritário dos 513 deputados federais, Delgado aposta no desgaste de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para conquistar votos. "Minha candidatura representa o novo", frisou o socialista.

O peemedebista está envolvido em denúncias de má utilização de verba indenizatória e de troca de cargos públicos por favores no Rio Grande do Norte (leia reportagem ao lado). "Se ele for eleito, não será bom para a base governista, porque será um presidente que estará sempre se explicando por causa das denúncias existentes contra ele", completou Delgado.

Júlio Delgado foi recebido na sede provisória do governo do estado, no Centro de Convenções. Também participaram da conversa com o governador os deputados pernambucanos Fernando Bezerra Filho (PSB), Severino Ninho (PSB) e Anderson Ferreira (PR), além de parlamentares do Rio Grande do Norte, de Tocantins, de São Paulo e de Mato Grosso. Do Recife, Delgado segue para a Paraíba, governada pelo socialista Ricardo Coutinho.