Título: Alckmin estende a mão
Autor: Caldas, Simone
Fonte: Correio Braziliense, 18/01/2013, Economia, p. 11

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), atendeu aos apelos do Planalto e adiou o reajuste da tarifa do metrô. É o terceiro dirigente que adere ao movimento encabeçado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, com o intuito de controlar a inflação. Antes, Fernando Haddad e Eduardo Paes, prefeitos de São Paulo e do Rio de Janeiro, já haviam concordado em não elevar as tarifas de ônibus no primeiro trimestre do ano.

O temor de Mantega é que os aumentos do transporte coletivo nas grandes cidades, somados à elevação do preço da gasolina, que deverá ser anunciado nos próximos dias, tenha um impacto muito forte no Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), elevando-o ao patamar de 1% em janeiro, marco que teria o poder de deixar em frangalhos os nervos sensíveis do mercado. Estimativas apontam que apenas o aumento dos ônibus contribuiria com 0,13 ponto percentual no IPCA.

O governador de São Paulo não antecipou a nova data do reajuste do metrô. “Vamos avaliar a hipótese de não fazer o reajuste no primeiro trimestre, para ajudar a segurar a inflação. Não tem ainda uma decisão tomada, mas vamos levar em consideração o apelo do ministério da Fazenda e verificar qual a data mais oportuna”, disse Alckimin.

As constantes intervenções do Executivo nos contratos com a iniciativa privada amplia a insatisfação do empresariado. Fontes da área têm dito constantemente que a insegurança jurídica é o maior entrave aos investimentos, que continuam parados, apesar de as empresas terem dinheiro em caixa. Os movimentos de Mantega aprofundam essa percepção.

O esforço para segurar a inflação tem também forte viés político, pois a subida do índice coloca em risco um dos principais sustentáculos da era Lula, marcada pelo aumento do poder de compra da classe média e ganhos reais no salário mínimo. O ministro Mantega está pressionado. Por enquanto, tem o apoio do partido para continuar no cargo, mas precisa assegurar a permanência dessas conquistas para não cair em desgraça. Segundo petistas, é necessário também que a equipe econômica encontre saídas para garantir as metas de crescimento assumidas em 2012 e ainda não cumpridas. O que está em jogo, na realidade, é a permanência do PT à frente da administração do país.

0,13 ponto percentual Seria o impacto do aumento das passagens de ônibus no Rio e SP no IPCA