O Estado de São Paulo, n.46255, 08/06/2020. Política, p.A5

 

Presidente presencia crimes e não faz nada, afirma Olavo de Carvalho

Adriana Ferraz

08/06/2020

 

 

Guru do bolsonarismo diz que presidente é ‘covarde’, ‘inativo’ e que pode ter seu governo derrubado por ele

‘Guru’. Olavo é tido como referência entre os bolsonaristas

O escritor Olavo de Carvalho, considerado “guru” do bolsonarismo, fez uma série de postagens das redes sociais na madrugada de ontem com críticas ao presidente Jair Bolsonaro, de quem é aliado. Em vídeo, afirmou que Bolsonaro não é seu amigo, não o defende de uma suposta milícia digital e pode ser processado por prevaricação, já que presencia crimes e “não faz nada”.

Em seguida, afirmou que pode derrubar o governo. “Se esse pessoal não consegue derrubar o seu governo, eu derrubo. Continue inativo, continue covarde e eu derrubo essa m.. desse seu governo, aconselhado por generais covardes ou vendidos.”

Nas publicações, Olavo ainda reclama que Bolsonaro não coloca seus assessores para defendê-lo de processos e multas que estaria respondendo na Justiça, sem dar detalhes sobre os casos. E provoca sobre a relação do presidente com os militares .

“Presidente, se você não tem apoio suficiente dos generais para desarmar o inimigo comunista, pare de insuflar no povo com falsas esperanças baseadas numa visão ilusória da grandeza militar. Diga logo a verdade: só contem com as Forças Armadas para servicinhos menores. Para o grande combate, nunca”, diz uma das mensagens.

O escritor também sugere que Bolsonaro é “fraco”. “Que é que o Bolsonaro, na presidência, fez contra o avanço do comunismo? Nada. Nem tocou muito no assunto. Virou ‘pragmático’, e quanto mais pragmático virou, mais foi acusado de fascista e ditador. A fraqueza atrai a agressividade”.

Em seguida, afirma que ainda há tempo para corrigir o rumo da sua política. “Primeiro ponto: um governante não faz nem aceita polêmica. Fala pouco e age muito. Por exemplo, a porra da Globo já deveria estar fechada”, aconselha.

Apesar das críticas, Olavo afirmou que continua ao lado do presidente. “Ainda estou do lado do Bolsonaro. Lutarei por ele com todas as minhas armas.

Mas ele que não espere mais de mim palavras doces que só podem ajudá-lo a errar.” Bolsonaro não comentou.