Correio braziliense, n. 20881 , 25/07/2020. Cidades, p.15

 

Brasília na vanguarda do 5G

Thais Umbelino

25/07/2020

 

 

TECNOLOGIA » O Distrito Federal é a primeira região do Brasil a receber laboratório de testes 5G, que promete revolucionar a velocidade da internet. O espaço será aberto para visitas no Parque Tecnológico de Brasília, por meio de agendamento

O Distrito Federal inaugurou ontem o primeiro laboratório de testes 5G do Brasil, instalado no Parque Tecnológico de Brasília, o BioTIC. Localizado entre a DF-003, o Parque Nacional e a Granja do Torto, o espaço agora está aberto para receber, gratuitamente, os interessados em conhecer os diversos usos possíveis da rede 5G e o potencial surgimento de soluções e empresas de base tecnológica a partir dela.

A partir da entrada do laboratório, os curiosos começam a experimentar a conexão pelo 5G. “Com a infraestrutura e com o sinal aqui do parque, a pessoa pode utilizar equipamentos disponíveis no laboratório para navegar em 5G. A gente fez os testes hoje (ontem), e a diferença do 4G de um telefone normal para o 5G chega a quase 20 vezes de velocidade”, detalhou o diretor presidente da BioTIC, Gustavo Dias. “Ainda há um equipamento de realidade virtual, no qual o público consegue, por meio de óculos virtuais, conectar-se a um ambiente fora de Brasília, por conta do 5G e da interatividade”, disse Gustavo.

O laboratório 5G é resultado de uma parceria entre a BioTIC S/A, subsidiária da Terracap, com a chinesa Huawei e a telefônica Vivo. Poderá ser visitado por agendamento, respeitando as restrições sanitárias impostas pelas autoridades de saúde devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (leia Programe-se).

Com a inauguração, o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, acredita que o DF poderá se destacar como capital tecnológica. “Ter a presença da rede 5G dará ainda mais identidade à capital federal para concretizarmos a ideia de uma cidade digital, de uma cidade inteligente”, comentou. Para o presidente da Terracap, Izidio Santos Júnior, o momento representa o primeiro passo para a consolidação do BioTIC e o consequente desenvolvimento da rede no Brasil, com futura licitação do 5G. “Que esse leilão no próximo ano venha para concretizar tudo o que o BioTIC está lançando”, afirmou.

Velocidade

Diferentemente do 4G, a tecnologia 5G apresenta uma taxa de transmissão centenas de vezes maior do que a atual. A partir disso, na máxima potência, o 5G atinge altíssimas velocidades de internet. A nova rede ainda promete consumir até 90% menos energia do que as redes 4G, mas a principal diferença da internet 5G para a 4G é a menor latência, ou seja, o tempo de resposta para transferir um pacote de dados na rede é menor.

“O impacto mais direto para o público é o acesso à internet muito mais rápido e com maior alcance. Essa infraestrutura, no futuro, trará muitas possibilidades, na medida que a conectividade é muito veloz. Pela rede, é possível automatizar atividades simples, como dirigir. A nova tecnologia será crucial para que veículos autônomos conversem entre si, leiam mapas e dados de tráfego em tempo real”, explica o especialista em tecnologia da informação do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Lazarte.

Proposta

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a expectativa é de que a licitação ocorra no primeiro semestre de 2021. A data prevista visa dar mais tempo aos debates e também é decorrente da pandemia. Em 12 de março, a Anatel realizou audiência pública sobre a proposta do edital de licitação das frequências que serão objeto do leilão de 5G.  Segundo a agência, as contribuições estão em análise pelo corpo técnico e pela área jurídica para que seja encaminhada novamente ao Conselho Diretor para deliberação.

Programe-se

» Os interessados em visitar o laboratório de teste 5G devem entrar em contato com a empresa pelo e-mail bioticsa@bioticsa.com.br e marcar um horário. O espaço funcionará em horário comercial, das 9h às 18h, em dias úteis.