Correio braziliense, n. 20883 , 27/07/2020. Negócios, p.7

 

Time de Guedes perde mais um

Marina Barbosa

27/07/2020

 

 

CONJUNTURA » Caio Megale deixa a Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia para voltar ao mercado financeiro

Mais um membro da equipe econômica decidiu deixar o governo. O diretor de programas da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Caio Megale, pediu, ontem, para sair do cargo e voltar ao mercado financeiro.

Essa é a terceira baixa da equipe comandada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em um mês. No último dia 15, Mansueto Almeida também trocou a Secretaria do Tesouro Nacional pelo mercado. E, na sexta-feira passada, Rubem Novaes pediu demissão da presidência do Banco do Brasil alegando cansaço.

Megale deixa a direção de programas da Secretaria Especial de Fazenda na sexta-feira. Fontes próximas ao economista explicaram que ele vinha planejando essa saída e já havia avisado a equipe desse desejo. O plano de Megale é voltar a São Paulo, para ficar mais perto da família.

Integrantes do mercado financeiro, contudo, receberam a notícia com surpresa e apreensão. Os analistas dizem que é estranho o fato de três integrantes da equipe econômica abandonarem o governo em tão pouco tempo, todos alegando razões pessoais. Por outro lado, acreditam que isso não enfraquece a equipe. Eles entendem que, enquanto Paulo Guedes for ministro da Economia, o ajuste fiscal será uma prioridade.

Fontes ligadas a Guedes reforçaram que não foi a pressão pelo aumento de gastos no pós-pandemia que provocou mais essa baixa, visto que o governo está sujeito ao teto de gastos. E dizem que, como estava em uma assessoria da Secretaria Especial da Fazenda, Caio Megale deve ser substituído por alguém que já integra a equipe econômica. Agora, no entanto, Guedes ainda está definindo quem vai substituir Rubem Novaes na presidência do Banco do Brasil.

Megale tem experiência no mercado. Foi secretário da Fazenda da prefeitura de São Paulo no início da gestão Bruno Covas (PSDB) e está na equipe econômica desde o início do governo de Jair Bolsonaro. Em Brasília, passou por três cargos: secretário da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação; assessor especial de Guedes; e diretor de programas da Secretaria Especial de Fazenda.

Recentemente, entrou na lista de cotados a assumir o Tesouro, mas continuou na Fazenda quando Guedes colocou Bruno Funchal no lugar de Mansueto.