O Estado de São Paulo, n.46168, 13/03/2020. Metrópole, p.A10

 

Estado tem transmissão comunitária e projeta pelo menos 460 mil infectados

Paula Felix

Fabiana Cambricoli

13/03/2020

 

 

Governo discute com secretarias estaduais iniciativas como ‘afastamento social’ para idosos e doentes crônicos

Cautela. ‘Não tem razão para ir ao hospital’, diz secretário

O Ministério da Saúde deve divulgar hoje novas orientações nacionais sobre o novo coronavírus, incluindo medidas “não farmacológicas”, que podem incluir sugestão de cancelamento de eventos ou para que pessoas idosas ou com doenças crônicas evitem contato social. “Vamos discutir essas medidas com secretarias estaduais”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

O ministério não adiantou quais iniciativas serão recomendadas, mas disse que Estados devem começar a repensar o calendário de cirurgias eletivas, que são mais simples e agendadas. “Queremos interferir em indicações de cirurgias eletivas. Não vamos colocar paciente dentro do hospital. Não tem razão para ir ao hospital e entrar em contato com o novo coronavírus”, afirmou o secretário executivo da pasta, João Gabbardo.

Para reforçar o atendimento à população, o ministério ainda lançou um edital com 5.811 vagas para profissionais com registro médico (CRM) do Brasil atuarem nos postos de saúde, por meio do programa Mais Médicos. Das vagas ofertadas, 44,5% (2.588) são para as capitais. O governo federal ainda corre para implementar o programa Médicos pelo Brasil.

Oliveira disse que a lei de quarentena e isolamento, regulamentada por portaria ontem, prevê restrições a uma área grande, como cidade ou Estado, ainda que não haja discussão sobre essas medidas no momento. Ele explicou que os gestores locais devem determinar qual será a abrangência. “A medida deve ser adotada por no máximo 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário”, explicou. Oliveira disse que punições para quem se recusar a realizar quarentena ou isolamento estão previstas em lei e a aplicação será caso a caso.