O Estado de São Paulo, n.46258, 11/06/2020. Economia e Negócios, p.B1

 

Guedes se aproxima do Centrão em busca de apoio a reformas

Idiana Tomazelli

11/06/2020

 

 

Ministro mantém encontro com líderes também para desarmar eventuais bombas fiscais armadas pelo Congresso

Após o bloco de partidos do Centrão dar sinais de que queria um governo mais “gastador”, o ministro da Economia, Paulo Guedes, partiu para uma reaproximação com as lideranças das principais siglas que agora dão sustentação política ao presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é desarmar eventuais bombas fiscais que possam ser armadas pelo Congresso num momento já de fragilidade das contas públicas e angariar apoio para a retomada da agenda de reformas.

Na noite de terça-feira, Guedes se reuniu com os líderes do PP na Câmara, Arthur Lira (AL), e no Senado, Ciro Nogueira (PI). O partido é um dos que agora ganham espaço por meio de indicações para cargos dentro do governo. Em troca, passam a integrar a base de Bolsonaro no Congresso.

Segundo apurou o Estadão/Broadcast, o encontro foi uma “conversa política” entre o ministro da Economia e os líderes do PP para tentar “aproximá-los” da visão da área econômica.

O Centrão tem apoiado e pressionado por iniciativas como a criação de um Super Refis que permite negociar dívidas tributárias contraídas até o fim da pandemia da covid-19 com descontos de até 90% em multas. Na prática, a proposta dá salvo-conduto para empresas e pessoas físicas deixarem de pagar os débitos contraídos até dezembro, quando termina o Estado de calamidade pública decretado pelo governo.

Os partidos do bloco também têm apoiado iniciativas para prorrogar o auxílio emergencial de R$ 600 por mais tempo e com valor maior que o pretendido por Guedes, que é uma extensão do benefício por dois meses com pagamento de R$ 300.

Série. A reunião com os líderes do PP foi a primeira de uma série que o ministro deve fazer nas próximas semanas. Segundo apurou a reportagem, o objetivo é conversar com outros líderes do Centrão para “alinhar” as prioridades da agenda de retomada e reconstrução da economia. Guedes também deve se reunir com lideranças do PL e Republicanos e pretende estender o convite a outros partidos que se colocam como “independentes” no Congresso, como DEM, MDB e Novo.