O globo, n. 31729, 20/06/2020. País, p. 8

 

Pri­são de Qu­ei­roz vai apres­sar de­nún­cia do MP- RJ con­tra se­na­dor

Chico Otavio

20/06/2020

 

 

Ao con­trá­rio do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF), os pro­mo­to­res da área cri­mi­nal do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Rio de Ja­nei­ro (MP-RJ) ge­ral­men­te só pe­dem uma pri­são pre­ven­ti­va quan­do a de­nún­cia con­tra o in­ves­ti­ga­do es­tá pron­ta. Sen­do as­sim, se o juiz con­cor­dar, a pes­soa já en­tra na ce­la na con­di­ção de ré.

Uma ex­ce­ção foi aber­ta na quin­ta-fei­ra, com a pri­são de Fa­brí­cio Qu­ei­roz, su­pos­to ope­ra­dor da “ra­cha­di­nha” do ga­bi­ne­te do en­tão de­pu­ta­do es­ta­du­al Flá­vio Bol­so­na­ro, pe­la opor­tu­ni­da­de sur­gi­da com a des­co­ber­ta do seu paradeiro em Ati­baia, no in­te­ri­or de São Pau­lo. Es­sa ma­no­bra, con­tu­do, obri­ga­rá o MP-RJ a apres­sar a de­nún­cia con­tra Qu­ei­roz e os de­mais en­vol­vi­dos no es­que­ma.

Em­bo­ra a pri­são pre­ven­ti­va não te­nha du­ra­ção de­ter­mi­na­da em lei, de­ve aten­der aos prin­cí­pi­os da ne­ces­si­da­de. Se os pro­mo­to­res de­mo­ra­rem a ofe­re­cer de­nún­cia, no meio da ação pe­nal, as de­fe­sas dos pre­sos vão ale­gar ex­ces­so de pra­zo na ins­tru­ção cri­mi­nal pa­ra ob­ter o re­la­xa­men­to das pri­sões.

Ou­tra ra­zão pa­ra apres­sar a de­nún­cia é o re­cur­so ajui­za­do pe­la de­fe­sa dos sus­pei­tos, na Ter­cei­ra Câ­ma­ra Cri­mi­nal do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Rio (TJ-RJ), ques­ti­o­nan­do a le­gi­ti­mi­da­de do juiz Flá­vio Ita­bai­a­na, da 27ª Va­ra Cri­mi­nal, pa­ra jul­gar o ca­so. Res­pon­sá­vel pe­lo de­fe­ri­men­to das pri­sões de Qu­ei­roz e Már­cia, mu­lher do ex-fun­ci­o­ná­rio de Flá­vio, Ita­bai­a­na ain­da não é o juiz do pro­ces­so.

Só atua co­mo uma es­pé­cie de juiz de ins­tru­ção, au­to­ri­zan­do ou não as me­di­das cau­te­la­res (que­bras de si­gi­lo, bus­ca e apre­en­são e pri­sões) e fis­ca­li­zan­do o an­da­men­to das ne­go­ci­a­ções. Po­rém, há um es­for­ço dos ad­vo­ga­dos dos in­ves­ti­ga­dos pa­ra re­ti­rá-lo do ca­so, ale­gan­do fal­ta de com­pe­tên­cia pa­ra jul­gar um se­na­dor.