O globo, n. 31729, 20/06/2020. País, p. 12

 

Do­ce vi­da em Ati­baia: bo­la, cer­ve­ja e bron­cas da mu­lher 

Bernardo Mello

Juliana Dal Piva

João Paulo Saconi

20/06/2020

 

 

Em men­sa­gens ob­ti­das pe­la in­ves­ti­ga­ção, Qu­ei­roz re­la­ta­va seu dia a dia à es­po­sa, que re­cla­mou de o ma­ri­do 'não fe­char a bo­ca'
Ex-as­ses­sor de Flá­vio Bol­so­na­ro, Fa­brí­cio Qu­ei­roz te­ve um ro­ti­na pon­tu­a­da por chur­ras­cos, fu­te­bol e bron­cas da mu­lher nos me­ses que pas­sou em Ati­baia (SP), se­gun­do apon­ta a in­ves­ti­ga­ção do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Rio (MP-RJ). Pre­so pre­ven­ti­va­men­te na ope­ra­ção "An­jo", quin­ta ­fei­ra, Qu­ei­roz es­ta­va há cer­ca de um ano no in­te­ri­or pau­lis­ta, em um endereço de Fre­de­rick Was­sef, ad­vo­ga­do da fa­mí­lia Bol­so­na­ro. Em tra­ta­men­to de um cân­cer no in­tes­ti­no, mo­ti­vo ale­ga­do re­pe­ti­das ve­zes por seus ad­vo­ga­dos pa­ra não pres­tar de­poi­men­to pre­sen­ci­al­men­te, Qu­ei­roz le­vou me­di­ca­men­tos pa­ra a ca­sa de Ati­baia —ele ale­gou, in­clu­si­ve, que não ou­viu os po­li­ci­ais à por­ta por ter to­ma­do um re­mé­dio pa­ra dor­mir.

Mas o ex-as­ses­sor de Flá­vio tam­bém ti­nha seus mo­men­tos de la­zer. No dia 8 de de­zem­bro, úl­ti­ma ro­da­da do Bra­si­lei­ro de 2019, Qu­ei­roz po­sou pa­ra fo­to ves­tin­do ca­mi­sa do Vas­co e pre­pa­ran­do um chur­ras­co, com di­rei­to a cer­ve­ja.

O re­gis­tro apa­re­ceu em men­sa­gens en­vi­a­das por Qu­ei­roz à mu­lher, Már­cia Oli­vei­ra de Agui­ar, que es­tá fo­ra­gi­da. No diá­lo­go, Qu­ei­roz con­ta que ti­nha a com­pa­nhia do fi­lho, Fe­li­pe, e de su­as "ami­gui­nhas": "Até que en­fim, hein mu­lher. Acor­dou, hein. De­via ter to­ma­do to­das on­tem. Fe­li­pe ar­ru­mou umas "ami­gui­nhas" aqui. Nós en­tão fi­ze­mos um chur­ras­qui­nho aqui. Umas ga­ro­ti­nhas "ba­ca­ni­nhas" e vi­mos o Cru­zei­ro ser re­bai­xa­do... o Cru­zei­ro ser re­bai­xa­do to­man­do uma Co­ro­na aqui com li­mão­zi­nho... Mui­to bom!". Em ou­tras ima­gens ob­ti­das pe­lo MP, Qu­ei­roz po­sa fa­lan­do ao ce­lu­lar e ma­nu­seia um pei­xe na co­zi­nha da ca­sa. De acor­do com os in­ves­ti­ga­do­res, o "An­jo" — ape­li­do atri­buí­do a Was­sef —ha­via mon­ta­do um es­que­ma cui­da­do­so pa­ra evi­tar que a lo­ca­li­za­ção de Qu­ei­roz fos­se des­co­ber­ta. To­da vez que o ex-as­ses­sor de Flá­vio che­ga­va a Ati­baia, por exem­plo, seu ce­lu­lar era des­li­ga­do, de mo­do a di­fi­cul­tar a lo­ca­li­za­ção. No en­tan­to, os in­ves­ti­ga­do­res fo­ram ca­pa­zes de ras­treá-lo a par­tir das fo­tos en­vi­a­das à mu­lher e tam­bém ao fi­lho. O com­por­ta­men­to de Qu­ei­roz ren­deu al­gu­mas bron­cas com a mu­lher du­ran­te a es­ta­dia em Ati­baia. Em ou­tu­bro, de­pois que uma re­por­ta­gem do GLO­BO re­ve­lou um áu­dio em que Qu­ei­roz ne­go­ci­a­va car­gos no Con­gres­so Na­ci­o­nal, uma de su­as fi­lhas, Nathá­lia, cha­mou o pai de "mui­to bur­ro" em con­ver­sa com Már­cia Agui­ar. A atu­al mu­lher de Qu­ei­roz re­la­tou a Nathá­lia sua ir­ri­ta­ção com o ma­ri­do:

"Ca­ra, é fo­da! Não sei ca­ra, quan­do é que teu pai vai apren­der a fe­char o ca­ra­lho da bo­ca de­le? Eu tô can­sa­da! Ain­da bem que eu não fui pra lá. Quem foi foi o Fe­li­pe. É fo­da ca­ra! Quan­do a gen­te es­tá pres­tes a con­se­guir al­gu­ma coi­sa vem es­sa bom­ba aí. Fo­da!". Em se­gui­da, ain­da de acor­do com o MP, Már­cia en­trou em con­ta­to di­re­ta­men­te com Qu­ei­roz: "Es­tou cha­te­a­da por­que vo­cê foi traí­do, e pa­ra vo­cê fa­lar is­so é por­que vo­cê con­fi­a­va na pes­soa", es­cre­veu. Qu­ei­roz tam­bém acom­pa­nhou o jul­ga­men­to no STF da ação so­bre uso de in­for­ma­ções do Co­af em in­ves­ti­ga­ções do MP. No fim de 2018, um re­la­tó­rio do Co­af apon­tou que o exas­ses­sor ti­nha mo­vi­men­ta­do R$ 1,2 mi­lhão de for­ma con­si­de­ra­da "atí­pi­ca", o que deu iní­cio à in­ves­ti­ga­ção so­bre "ra­cha­di­nhas" no ga­bi­ne­te de Flá­vio. Na­que­le pe­río­do, Was­sef, que de­fen­de Flá­vio no ca­so da "ra­cha­di­nha", acom­pa­nha­va o jul­ga­men­to do STF em Brasília: "Ele tá de boa. Sa­be o que faz. Ele só (não) quer eu aí no Rio", ex­pli­cou Qu­ei­roz à mu­lher.