Correio braziliense, n. 20889, 02/08/2020. Cidades, p. 18

 

DF recebe mais 80 leitos de UTI

Caroline Cintra

02/08/2020

 

 

O Distrito Federal recebeu mais 80 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) com suporte dialítico para o tratamento de pacientes com coronavírus. Eles estão instalados no Hospital de Campanha do Centro Médico da Polícia Militar, que começou a operar ontem. De acordo com a Secretaria de Saúde, com as novas unidades, a rede pública de saúde passa a contar com 757 leitos com suporte de ventilação mecânica para tratamento da covid-19. “Depois de muito suor e esforço de toda a equipe, entregarmos no auge da pandemia no Distrito Federal, esse hospital. Isso é, sem sombra de dúvidas, um grande passo no sentido de proteger as pessoas e cuidar dos cidadãos do DF”, disse o secretário da pasta, Francisco Araújo, em visita à unidade.

Ele ressaltou que o início das operações do hospital vem como um grande legado para o DF, já que a unidade estava há muitos anos praticamente sem atividade e que, agora, passa a operar com equipamentos de última geração. “Isso é um grande passo. Uma das maiores operações nossas dentro da pandemia. Montamos o Hospital de Campanha do Mané Garrincha, o Hospital de Campanha da Papuda e, agora, estamos consolidando o hospital da Polícia Militar, que foi um sonho, desde o início, em virtude da quantidade de leitos que nós temos aqui para a população”, disse Francisco.

Inicialmente estavam previstos 106 leitos, sendo 86 de UTI para o Hospital de Campanha da PM. O local foi reavaliado e, devido à falta de espaço e estrutura, foi necessário reduzir o número de leitos. Conforme feito no Hospital de Campanha do Estádio Nacional Mané Garrincha, todos os equipamentos instalados na unidade serão incorporados ao patrimônio da secretaria.

Além dos leitos de UTI, o Hospital de Campanha da PM conta com 20 vagas de enfermaria. A operação da unidade contou com a cooperação técnica do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). “Ver, hoje, o resultado de todo esse esforço conjunto nos deixa extremamente felizes e vamos permanecer focados na nossa missão: gerar o melhor resultado para a sociedade do Distrito Federal”, declarou o diretor-presidente do Iges-DF, Sergio Costa.