O globo, n. 31729, 20/06/2020. País, p. 15

 

Re­la­tor quer mu­dar Có­di­go Pe­nal pa­ra evi­tar fa­ke news

Washington Luiz

20/06/2020

 

 

No­vo tex­to da lei vai pre­ver mul­tas mais du­ras às pla­ta­for­mas que fa­ci­li­ta­rem di­fa­ma­ção
Na ten­ta­ti­va de fa­ci­li­tar a vo­ta­ção do pro­je­to das fa­ke news, o re­la­tor da pro­pos­ta no Se­na­do, An­ge­lo Co­ro­nel (PSD-BA), apre­sen­tou on­tem uma no­va mi­nu­ta do re­la­tó­rio, com mu­dan­ças no Có­di­go Pe­nal pa­ra evi­tar cri­mes co­mo a di­fa­ma­ção na in­ter­net e cri­a­ção de san­ções mais du­ras às pla­ta­for­mas que des­cum­pri­rem a lei.

O no­vo tex­to pre­vê mul­ta de até 10% do fa­tu­ra­men­to do gru­po econô­mi­co no Bra­sil e até a sus­pen­são das ati­vi­da­des. Pon­tos po­lê­mi­cos, co­mo a per­mis­são pa­ra que as pla­ta­for­mas re­mo­vam con­teú­dos sem de­ci­são ju­di­ci­al, fo­ram re­ti­ra­dos. A ver­são fi­nal de­ve ser pro­to­co­la­da na se­gun­da-fei­ra. De acor­do com o re­la­tó­rio, quem fa­ci­li­tar a di­vul­ga­ção de ca­lú­nia, di­fa­ma­ção ou in­jú­ria na in­ter­net po­de­rá ter a pe­na au­men­ta­da em um ter­ço. Aque­les que fi­nan­ci­a­rem es­se ti­po de con­teú­do tam­bém po­de­rão res­pon­der por as­so­ci­a­ção cri­mi­no­sa e cum­prir pe­na de 1 a 5 anos, além de mul­ta. No ca­so de per­fis fal­sos pa­ra "en­ga­nar o pú­bli­co em apli­ca­ções de in­ter­net", o tex­to pre­vê a de­ten­ção de três me­ses a um ano ou mul­ta. Pe­la pro­pos­ta, ain­da se­rá con­si­de­ra­do cri­me ope­rar ou ma­ni­pu­lar con­tas au­to­ma­ti­za­das ou re­des de dis­tri­bui­ção ar­ti­fi­ci­al que não te­nham co­mu­ni­ca­do o ca­rá­ter au­to­ma­ti­za­do à pla­ta­for­ma e aos usuá­ri­os. Ou­tra mu­dan­ça obri­ga o go­ver­no a coi­bir a des­ti­na­ção de pu­bli­ci­da­de pa­ra si­tes e con­tas em re­des so­ci­ais que pro­mo­vam atos de in­ci­ta­ção à vi­o­lên­cia con­tra pes­soa ou gru­po em ra­zão de sua ra­ça, gê­ne­ro, ori­en­ta­ção se­xu­al, ori­gem, re­li­gião ou pre­fe­rên­cia po­lí­ti­ca.

O pro­je­to de lei com o ob­je­ti­vo de com­ba­ter a dis­se­mi­na­ção de con­teú­dos fal­sos de­ve ser vo­ta­do no Se­na­do ain­da na pró­xi­ma se­ma­na. Ele co­me­çou a tra­mi­tar no Con­gres­so de­pois de o inqué­ri­to das fa­ke news cha­mar aten­ção no Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF). A pro­pos­ta foi apre­sen­ta­da pe­lo se­na­dor Ales­san­dro Vi­ei­ra (Ci­da­da­ni­aSE) e os de­pu­ta­dos Ta­ba­ta Ama­ral (PDT-SP) e Fe­li­pe Ri­go­ni (PSB-ES).