Título: Governo e oposição ao mesmo tempo
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 24/01/2013, Política, p. 6

Vice do tucano Geraldo Alckmin no governo paulista, Afif Domingos já admite acumular o cargo com uma vaga no ministério de Dilma

Aliados do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ficaram perplexos com a ideia do PSD de manter Guilherme Afif Domingos como vice-governador do estado comandado pelo PSDB, mesmo que ele seja convidado pela presidente Dilma Rousseff para integrar o ministério. O Correio antecipou essa possibilidade há dois dias, informando que o partido do ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab tem um parecer jurídico que sustenta não haver irregularidades no acúmulo dos dois cargos. “Pode não haver problemas do ponto de vista legal, mas cria um incômodo político. Seria melhor que ele (Afif) pedisse para deixar o cargo”, avalia o deputado Walter Feldmann (PSDB-SP).

Mais próximo de José Serra do que de Alckmin, Feldmann disse que, se Afif decidir se licenciar da vice-governadoria, o governador tucano — em caso de viagem ou impedimento — será substituído interinamente pelo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, que deve ser o deputado estadual Samuel Moreira, do partido do governador. Outro integrante do primeiro escalão do governo paulista demonstrou perplexidade com o debate. “Afif vai mesmo para o ministério?”, indagou a auxiliares.

Oficialmente, Geraldo Alckmim não se posicionou ainda sobre o tema, com a alegação de que a questão não chegou ao governador paulista, nem por intermédio do PSD nem pelo próprio Afif. Por enquanto, está mantida a viagem do vice-governador para Londres, no próximo domingo, onde vai tentar destravar R$ 40 bilhões de investimentos em parcerias público-privadas (PPPs).

Afif disse ao Correio que a sugestão do partido para que ocupe o novo ministério do governo Dilma — voltado às micro e pequenas empresas — deve-se à familiaridade com o tema. “Não houve nenhum convite. Mas, se houver, não há impedimento. Se o Alckmin viajar, o ministério fica um tempo sendo conduzido pelo secretário executivo até eu retornar”, declarou o pessedista, sem constrangimento.