Correio braziliense, n. 20893, 06/08/2020. Cidades, p. 23

 

Primeiro debate entre chapas ocorre hoje

06/08/2020

 

 

Os candidatos à reitoria da Universidade de Brasília (UnB) fazem do primeiro debate eleitoral, hoje, para apresentar os planos e proposta para a gestão de 2020 a 2024 da instituição. O evento será transmitido pelo YouTube da instituição e pela TV Comunitária, no canal 12 da NET, a partir das 18h30. As quatro chapas terão a chance de se apresentar, fazer perguntas umas para as outras e responder questionamentos da comunidade. Esta será o primeiro de quatro encontros marcados no decorrer de agosto. As eleições serão em 25 e 26 de agosto.

O debate é coordenado pela Comissão Organizadora de Consulta (COC), composta por representantes dos três segmentos que votam na eleição: estudantes, técnicos administrativos e docentes. De acordo com os organizadores, o principal intuito da consulta é incluir a máxima representatividade do colégio eleitoral, que conta com 50 mil pessoas. “Diferentemente das eleições presidenciais e governamentais, nesta não há obrigatoriedade de participação, mas o voto de todos é importante. Para isso, é preciso acompanhar os debates. Neste momento de pandemia, quando as pessoas estão em casa, precisam saber o que há de propostas”, afirma o diretor do Sindicato dos Docentes da Universidade de Brasília (AdUnB), professor Manoel Andrade.

Segundo o docente, a ideia do debate virtual é para que os conteúdos apresentados pelas chapas alcancem o máximo de pessoas. Para a divulgação, os concorrentes têm usado métodos tradicionais, como faixas, e modernos, como as redes sociais. “Hoje, o COC encaminhou para mais de 50 mil endereços eletrônicos os detalhes da eleição. É um processo legítimo e todas as informações devem ser usadas para que a pessoas possa optar e escolher a proposta que lhe parecer melhor”, destaca Manoel.

Para todos

Manoel Andrade explica que os debates foram marcados em dias e horários diferente para que todos consigam acompanhar. “Se a pessoa não pode assistir um dia da semana, pode no outro, em outro horário. A ideia é garantir a representatividade e dialogar com os diversos conjuntos. É um projeto eleitoral pensado nisso. A participação da sociedade é importante”, avalia o diretor da AdUnB.

O debate terá três etapas. A primeira será a apresentação da candidatura, que deve ser feita em 7 minutos. Em seguida, os candidatos farão perguntas entre si. Por fim, as chapas responderão questionamentos feitos pela comunidade. “A população poderá participar por meio de um formulário do Google. No site (consultaunb.com.br), tem todos os detalhes, com regramento do debate”, detalha o professor de literatura da UnB e membro da COC Rafael Vilas Boas.

 “Essa é a primeira oportunidade da comunidade acadêmica conhecer a proposta das quatro candidaturas. A sociedade vai ter uma perspectiva de ensino que cada candidatura vai ter, e é importante a participação da comunidade. Por isso, convidamos a todos para a consulta, que é amplamente democrática”, acrescenta Rafael. O primeiro turno da eleição ocorre em 25 e 26 de agosto. O segundo turno será realizado em 8 e 9 de setembro. (CC)