Título: Força-tarefa federal acionada
Autor: Mader, Helena
Fonte: Correio Braziliense, 28/01/2013, Política, p. 2-7

Equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) foram encaminhadas para Santa Maria a fim de auxiliar no atendimento dos sobreviventes do incêndio na boate Kiss, informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A pasta afirma ter encaminhado cinco ambulâncias para a cidade gaúcha. Ao todo, de acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, havia 92 feridos hospitalizados no município e 21 em Porto Alegre no início da tarde de ontem. Mais 11 pessoas seriam encaminhadas à capital gaúcha por apresentarem estado grave. O principal problema dos sobreviventes é de ordem respiratória.

A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou, para o transporte dos feridos graves, helicópteros H-60 Blackhawk do esquadrão aéreo localizado na cidade, que, em função da Base Aérea de Santa Maria, tem o segundo maior contingente militar do país, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Além dos helicópteros, quatro aeronaves estão de prontidão para cumprir missões de UTI aérea. Um C-130 Hércules transportará também cirurgiões, enfermeiros e suprimentos oriundos do Hospital da Força Aérea do Galeão.

Oito militares que estavam na boate morreram, entre eles uma era mulher. Médica do Exército, ela morava no Rio de Janeiro e estava passando férias em Santa Maria, onde havia servido. A identidade das vítimas militares não foi divulgada pela FAB. Cerca de 300 homens do Exército foram colocados de prontidão para ajudar as equipes municipais e estaduais, incluindo o grupo que faz a segurança da presidente Dilma. O ministro da Defesa, Celso Amorim, acompanhou a movimentação dos efetivos militares mobilizados para o apoio ao longo do dia.

O titular da Justiça, José Eduardo Cardozo, colocou a Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal à disposição do governo gaúcho. Profissionais como bombeiros, peritos e papiloscopistas, segundo Cardozo, poderão auxiliar nos trabalhos, mas será necessário que o governador Tarso Genro solicite as tropas. O Ministério da Educação divulgou nota de pesar pela tragédia e informou que entrou em contato com o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Felipe Martins Muller, colocando toda a estrutura de hospitais universitários no estado à disposição. (RM)

Colaborou Edson Luiz