Título: Passeata reúne 30 mil no centro
Autor: Mader, Helena
Fonte: Correio Braziliense, 29/01/2013, Política, p. 2

No início da noite de ontem, cerca de 30 mil pessoas, segundo a Polícia Rodoviária Federal, se concentraram na Praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria, para saírem em passeata pelas principais ruas da cidade. Em alguns momentos, os protestos foram silenciosos, enquanto que em outras ocasiões os participantes gritavam por justiça. A maioria dos participantes vestia camisetas e carregava balões de cores branca. Alguns dos rapazes e moças escreveram cartazes em homenagem aos mortos na tragédia, a maior parte deles, com idade até 20 anos.

A manifestação encerrou um dia cercado de emoções. Everton Moraes estava em casa quando soube da tragédia. Médico, correu logo para o Hospital Universitário de Santa Maria. Integrou-se ao corpo de profissionais que estavam ali de prontidão para receber todas vítimas do incêndio da boate Kiss. Atendeu vários pacientes naquela noite. Surpreendeu-se quando viu o filho Luis Artur Moraes, 25 anos, entre os feridos. O estudante universitário foi levado à unidade de saúde pelo cunhado Luiz Felipe Smidt, também médico do mesmo hospital.

Ontem, o Correio conseguiu falar com Luiz Felipe. Do hospital, ele confirmou a infeliz coincidência e disse que o estado de saúde de Artur é estável. O estudante está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respira com ajuda de aparelhos. “Ele inalou muita fumaça e, por isso, é um paciente que inspira cuidados. O quadro dele é estável. Estamos acompanhando todos de perto”, informou o médico. Assim como Artur, outros 22 pacientes estão em estado grave em Santa Maria. Todos respiram por meio de ventilação mecânica.

Em todos os lugares há alguém com uma história para contar. “Eu fico triste e abalado porque isso poderia ter acontecido com qualquer um de nós. Não sei quantas vezes fiquei naquela fila esperando para entrar na boate”, ressaltou o estudante brasiliense de odontologia Renato Charchat, 23 anos. Ele morou na cidade entre 2007 e 2010, quando cursava Educação Física na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e costumava frequentar as festas do local, que custavam cerca de R$ 15 por entrada, junto aos colegas. Renato não perdeu amigos, mas acompanhou de perto a agonia de alguns colegas nas redes sociais.

Uma dessas pessoas é a jovem Tatiani Camila Ballus, 19 anos, estudante de Ciências Econômicas da UFSM. Assim como o amigo brasiliense, Tatiani costumava frequentar a boate. Ela chegou a ser convidada para o evento, mas estava há algum tempo em sua cidade natal, Teutônia. Seus colegas, no entanto, não tiveram a mesma sorte. Entre várias buscas e telefonemas na manhã de domingo, a estudante descobriu que a amiga Fernanda, estudante de veterinária, e outras pessoas próximas morreram. “Todos morreram. Natasha (Urquiza de Oliveira) e Heitor (Santos Oliveira) eram colegas de faculdade. A Natasha, até mais que isso. Era uma amiga que via sempre e conheci logo que cheguei em Santa Maria.”

Para ela, faltou fiscalização das autoridades e bom senso da banda Gurizada Fandangueira antes de realizar o show pirotécnico, que acabou desencadeando o incêndio. “O erro das partes foi enorme e irreversível. Tomara que as pessoas tenham essa consciência a partir de agora”, pontuou. (JV)

106 enterros Total de sepultamentos realizados ontem nos cemitérios de santa maria

22 pacientes total de internados em estado grave em hospitais de santa maria

Marcelo Salla, 20 anos Pedro Salla,

17 anos Os irmãos Marcelo e Pedro Salla, 20 e 17 anos, foram os primeiros a serem sepultados em Santa Maria. Adolescente, Pedro entrou sem nenhum problema na boate Kiss. Ele tinha acabado de passar no vestibular e estava eufórico porque estudaria na Universidade Federal de Santa Maria, a mesma que o irmão cursava. Amigos contaram que ele estava preocupado em ser barrado na casa noturna. Nada disso aconteceu. Alguns familiares estavam indignados com o fato de a boate permitir a entrada de pessoas com menos de 18 anos. “Todos os dias, aparece uma irregularidade nova nesta boate. Os donos precisam ser punidos de maneira exemplar. Não é possível que uma tragédia deste tamanho fique impune. Imagine quantas famílias foram destruídas. Não faz mais sentido viver. Dois pedaços de nós foram arrancados”, contou um tio das vítimas.

David Santiago de Souza, 22 anos Estudante do curso de odontologia da Universidade Federal de Santa Maria, David fez aniversário na sexta-feira. Estava muito feliz. No sábado, ganhou um convite de amigos para ir à boate Kiss comemorar os 22 anos. “Ele estava de bem com a vida. Foi comemorar o aniversário lá porque ganhou o convite dos amigos”, contou o pai, o enfermeiro Eduardo Penna e Souza, 54 anos (foto à direita). David estava morando sozinho em Santa Maria. “A gente sempre o visitava. Ajudávamos no apartamento dele. Estava aqui para estudar. Apenas isso”, declarou Eduardo. Um primo de segundo grau do universitário, Walter Melo, 20, também morreu na tragédia. O corpo de David foi sepultado na tarde de ontem.