Título: Solidariedade global
Autor: Mader, Helena
Fonte: Correio Braziliense, 29/01/2013, Política, p. 2

Líderes internacionais, incluindo chefes de Estado, o secretário-geral da ONU e o papa Bento XVI, enviam mensagens de pêsames aos brasileiros

O episódio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), sensibilizou líderes de todo o mundo, que manifestaram solidariedade ao governo e ao povo brasileiro, principalmente às famílias das vítimas. Durante todo o dia de ontem, notas, telefonemas, telegramas e cartas foram enviadas à presidente Dilma Rousseff e a outras autoridades, somando-se às mensagens enviadas no domingo, dia em que a tragédia aconteceu.

O primeiro a prestar condolências ontem foi o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. Em nota, ele disse ter ficado muito abalado com a notícia, especialmente pelo fato de muitas vítimas serem jovens, várias delas estudantes universitários. “O secretário-geral expressa suas condolências às famílias e aos amigos daqueles cujas vidas foram perdidas, bem como ao governo e ao povo brasileiro, neste momento de luto nacional”, manifestou Ki-moon por meio de um porta-voz.

O papa Bento XVI também mandou uma mensagem por meio de um telegrama enviado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, ao arcebispo da cidade de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert. O pontífice revelou ter ficado consternado pela trágica morte de centenas de jovens e transmitiu aos familiares das vítimas seus pêsames e participação na dor de todos os atingidos. “Confio a Deus Pai Misericordioso os falecidos e peço ao Céu conforto e melhoras para os feridos”, concluiu.

Ministros e presidentes dos mais diversos países também se manifestaram sobre a tragédia. “Em nome do governo e do povo da África do Sul, gostaria de oferecer nossas sinceras condolências e simpatia ao governo e ao povo do Brasil”, afirmou, em nota, o presidente Jacob Zuma. “Nossos corações estão com as famílias das vítimas e com os seres queridos que perderam a vida”, acrescentou o mandatário sul-africano. Em nota à Agência Lusa, de Portugal, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Hong Lei, falou sobre o incêndio: “Sentimos profunda dor pelo grande número de vítimas causado pelo incêndio e manifestamos o nosso sentido pesar”.

O Ministério das Relações Exteriores de Honduras, enviou uma mensagem em nome do governo de Porfirio Lobo. “O povo hondurenho lamenta profundamente o trágico acontecimento e transmite sua solidariedade, e que Deus dê consolo e fortaleza às famílias das vítimas e ao povo brasileiro”, declarou. O governo uruguaio também mandou uma mensagem de apoio. Por meio de um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o presidente José Mujica expressou seu “profundo pesar ao governo de Dilma Rousseff e ao povo-irmão do Brasil pelo trágico incêndio”.

Luto Ainda no domingo, diversos líderes se manifestaram sobre o desastre na cidade gaúcha, após a notícia ser dada a Dilma Rousseff, que estava em Santiago, no Chile, para a Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos e União Europeia. O ministro das Relações Exteriores chileno, Alfredo Moreno, disse, em entrevista coletiva à imprensa, que todos os países que participaram do evento estavam enlutados com o acontecimento. A chanceler alemã, Angela Merkel, que também se encontrava na cúpula, deu pessoalmente seus pêsames à presidente brasileira.

Também no dia da tragédia, o governo mexicano transmitiu condolências em comunicado oficial por meio da Secretaria de Relações Exteriores. O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, foi outro que mandou uma mensagem a Dilma: “Nesta hora de grande pesar, quero transmitir a Vossa Excelência, às famílias das vítimas e ao povo brasileiro, em nome do povo português e no meu próprio, os sentimentos do nosso mais profundo pesar e sentida solidariedade”.