Título: Recorde de apreensões
Autor: Bancillon, Deco
Fonte: Correio Braziliense, 29/01/2013, Economia, p. 16

A Receita Federal apreendeu em 2012 o equivalente a R$ 2 bilhões em mercadorias e veículos irregulares, o maior confisco já efetuado pelo órgão em toda a história. O volume recorde corresponde a uma alta de 36,5% em comparação a 2011, o que, para o subsecretário de Aduana e Relações Internacionais, Ernani Argolo Checucci, se deve ao maior rigor do corpo técnico de fiscalização.

Para chegar ao montante de R$ 2 bilhões, foram estimados os valores de mercado de diversos objetos apreendidos, entre eles, maços de cigarros, armas, munições e até aeronaves que teriam entrado no país de forma irregular.

Os veículos foram os objetos mais interceptados pela Receita em 2012, atingindo o patamar de 7,29% do total de mercadorias capturadas por tentarem entrar no país de forma irregular. Em segundo e terceiro lugares na lista aparecem, respectivamente, cigarros e similares, com 6,64% das apreensões, e equipamentos eletro-eletrônicos, com 5,82%.

A Receita vetou a entrada no país também de 60 toneladas de lixo provenientes de países como Canadá e Espanha. Os materiais, constituídos de dejetos hospitalares e de hotéis, chegaram pelo Porto de Itajaí, em Santa Catarina. Após conferência da aduana, acabaram remetidos de volta para esses países de origem.