O globo, n. 31735, 26/06/2020. País, p. 8

 

STF escolhe Fux para presidir a Corte a partir de setembro

André de Souza

26/06/2020

 

 

Eleição foi antecipada para facilitar a transição durante a pandemia

 Supremo Tribunal Federal (STF) formalizou ontem a escolha do ministro Luiz Fux para ser o próximo presidente da Corte. Hoje vice-presidente, ele vai assumir o posto em 10 de setembro, em substituição a Dias Toffoli. A ministra Ro-sa Weber foi escolhida vice-presidente. O mandato tem duração de dois anos.

A eleição, da qual participaram todos os 11 ministros do STF, seria em agosto, mas foi antecipada em razão da pandemia. Com a formalização de Fux, foi mantida uma tradição na Corte: o ministro mais antigo que ainda não ocupou o cargo é sempre o escolhido. Rosa Weber é a segunda com mais tempo no STF sem passagem pela presidência.

—Nós estamos antecipando essa eleição em razão da pandemia, que infelizmente impõe um distanciamento social. Em razão disso, para facilitar a transição da atual gestão para a futura gestão, vamos fazer a eleição — afirmou Toffoli. Fux disse que vai se empenhar na luta pela democracia:

—Eu prometo que vou lutar intensamente para manter o Supremo Tribunal Federal no mais alto patamar das instituições brasileiras. Vou sempre me empenhar pelos valores morais, pelos valores republicanos, pela luta pela democracia e respeitar a independência entre os Poderes dentro dos limites da Constituição e da lei—disse Fux