Título: Assassinos de juíza condenados
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 31/01/2013, Brasil, p. 13

Os policiais militares Jefferson de Araújo Miranda, Junior Cezar de Medeiros e Jovanis Falcão, acusados pelo assassinato da juíza Patrícia Accioli, ocorrido em agosto de 2011, acabaram condenados a penas que variaram entre 26 e 22 anos de prisão. O júri, o segundo desde o crime, começou na terça-feira e foi encerrado na noite de ontem, no Fórum de Niterói. No primeiro dia, o delegado Felipe Ettore, ex-titular da Divisão de Homicídios do Rio de Janeiro, que investigou o caso à época, prestou o principal depoimento. Em dezembro do ano passado, o cabo Sérgio Costa Júnior primeiro recebeu punição de 21 anos de prisão.

Jefferson Miranda teve a pena mais alta, 26 anos de prisão, enquanto Júnior foi condenado a 25 anos e Falcão, a 22 anos e seis meses de detenção. Os três PMs responderam por homicídio triplamente qualificado e formação de quadrilha. As investigações classificaram como torpe a motivação do crime. No primeiro dia do júri, foi ouvido o cabo Costa Júnior, que defendeu o soldado Medeiros, afirmando que ele o colega sabia que estava indo, com os outros dois PMs, fazer uma emboscada para matar a magistrada. O cabo, que teve um terço de sua pena reduzida por ter aceitado a delação premiada, ressaltou que o soldado era um sujeito calmo e bem prestativo.

A morte de Patrícia Accioli aconteceu há quase dois anos e teria como motivação processos movidos pela juíza contra policiais militares, inclusive comandantes de batalhões em Niterói. Ela investigava relações dos PMs e traficantes. Patrícia foi emboscada quando se dirigia para casa. Além dos quatro acusados já condenados, ainda restam sete pessoas a serem levadas ao banco dos réus. Um deles é o coronel Cláudio Oliveira, suposto mandante do crime. Ele e o tenente Daniel Benitez estão detidos na Penitenciária Federal de Campo Grande. Os demais aguardam julgamento no Complexo Penitenciário de Bangu.