O globo, n. 31755, 16/07/2020. País, p. 4

 

Rota de fuga

Juliana Dal Piva

16/07/2020

 

 

Queiroz também se escondeu em apartamento de ex-rnuiher de Wassef

 Men­sa­gens en­con­tra­das pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Rio nos ce­lu­la­res de fa­mi­li­a­res de Fa­brí­cio Qu­ei­roz, ex-as­ses­sor do se­na­dor Flá­vio Bol­so­na­ro (Re­pu­bli­ca­nos-RJ), re­ve­lam que ele e o fi­lho tam­bém usa­ram um apar­ta­men­to em São Pau­lo da em­pre­sá­ria Ma­ria Cris­ti­na Bo­ner Leo, ex-mu­lher do ad­vo­ga­do Fre­de­rick Was­sef. Até ago­ra, os in­ves­ti­ga­do­res só ha­vi­am des­co­ber­to dois en­de­re­ços de Was­sef usa­dos por Qu­ei­roz co­mo re­fú­gio em 2019: o sí­tio, em Ati­baia, on­de o ex-as­ses­sor foi pre­so, e um imó­vel no Gu­a­ru­já. Os te­le­fo­nes fo­ram apre­en­di­dos por de­ter­mi­na­ção da Jus­ti­ça.

As men­sa­gens que com­pro­vam a lo­ca­li­za­ção, ob­ti­das pe­lo GLO­BO, co­me­ça­ram a ser tro­ca­das na ma­dru­ga­da de 24 de no­vem­bro do ano pas­sa­do. Pou­co de­pois da meia-noi­te, Qu­ei­roz avi­sou Már­cia Agui­ar, sua mu­lher, por What­sapp, que es­ta­va in­do “pa­ra a ca­sa do An­jo” (co­di­no­me de Was­sef, se­gun­do as in­ves­ti­ga­ções). Már­cia qu­es­ti­o­nou: “Fe­li­pe tam­bém? To­ma­ra que te­nha bo­as no­tí­ci­as”, dis­se, em re­fe­rên­cia ao fi­lho do ca­sal. Em se­gui­da, Qu­ei­roz en­vi­ou pa­ra Már­cia uma foto do fi­lho sen­ta­do em um so­fá bran­co, com uma am­pla sa­la ao fun­do.

Ho­ras de­pois, Fe­li­pe ti­rou cin­co fo­tos de si mes­mo na mes­ma sa­la da foto en­vi­a­da por Qu­ei­roz pa­ra Már­cia. De­pois, as en­vi­ou pa­ra um ami­go, elo­gi­an­do o apar­ta­men­to. Foi jus­ta­men­te es­se mo­vi­men­to que in­di­cou o en­de­re­ço on­de es­ta­va com o pai.

A par­tir do en­vio das ima­gens pe­lo What­sApp, o ce­lu­lar re­gis­trou que os da­dos fo­ram re­me­ti­dos da Rua Jerô­ni­mo da Vei­ga, es­qui­na com a Rua Ema­nu­el Kant, no bair­ro Chá­ca­ra Itaim, exa­to en­de­re­ço do pré­dio on­de Ma­ria Cris­ti­na Bo­ner Leo tem um apar­ta­men­to na ca­pi­tal pau­lis­ta.

À épo­ca, Qu­ei­roz e Már­cia es­ta­vam apre­en­si­vos com o jul­ga­men­to do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) que de­ci­di­ria so­bre a le­ga­li­da­de do com­par­ti­lha­men­to de da­dos do Con­se­lho de Controle de Ati­vi­da­des Fi­nan­cei­ras (Co­af) com ór­gãos de in­ves­ti­ga­ção. A Cor­te se po­si­ci­o­nou a fa­vor do re­pas­se de in­for­ma­ções, o que pos­si­bi­li­tou a re­to­ma­da da in­ves­ti­ga­ção a res­pei­to de Qu­ei­roz e Flá­vio Bol­so­na­ro.

Em ju­nho, o UOL mos­trou que o go­ver­no de Jair Bol­so­na­ro fe­chou con­tra­tos que so­mam R$ 53 mi­lhões com a Glo­balweb Out­sour­cing, fun­da­da por Ma­ria Cris­ti­na Bo­ner Leo e ad­mi­nis­tra­da por sua fi­lha. Re­por­ta­gem do GLO­BO mos­trou que a em­pre­sa pú­bli­ca Da­ta­prev sus­pen­deu, em mar­ço de 2019, uma mul­ta de R$ 27 mi­lhões apli­ca­da a um con­sór­cio de em­pre­sas, que con­ta­va com a Glo­balweb.

WAS­SEF NE­GA

O ad­vo­ga­do Pau­lo Emí­lio Cat­ta Pre­ta, que de­fen­de Qu­ei­roz e sua fa­mí­lia, dis­se que as per­gun­tas de­ve­ri­am ser di­re­ci­o­na­das a Was­sef. Sem con­tes­tar a ti­tu­la­ri­da­de do imó­vel, Ma­ria Cris­ti­na Bo­ner Leo afir­mou que mo­ra em Bra­sí­lia, não es­ta­va em São Pau­lo na da­ta ci­ta­da e “só vai se ma­ni­fes­tar após ter aces­so aos au­tos”. Was­sef afir­mou que nun­ca abri­gou Qu­ei­roz ou fa­mi­li­a­res “em qual­quer pro­pri­e­da­de mi­nha ou de co­nhe­ci­dos meus na ci­da­de de São Pau­lo”. O de­fen­sor com­ple­tou afir­man­do que Ma­ria Cris­ti­na “não tem e nun­ca te­ve qual­quer re­la­ci­o­na­men­to” com Qu­ei­roz e fa­mi­li­a­res, “as­sim co­mo tam­bém nun­ca te­ve re­la­ci­o­na­men­to com a fa­mí­lia Bol­so­na­ro”.